Após vencer o colorado no Beira Rio, o São Luiz voltou a Ijuí com mais um motivo para comemorar.
O rubro conseguiu a aceitação de um pedido liminar junto ao STJD, e poderá realizar a partida diante da equipe do Novo Hamburgo em Ijuí. Sendo assim, o jogo irá ocorrer no domingo (14), às 22h, no 19 de Outubro.
Compreendendo o caso:
O episódio de injúria racial ocorreu na partida entre São Luiz e Caxias, pelo Gaúcho 2020. O atleta Léo Tilica foi chamado de “macaco preto” por um torcedor quando foi substituído. Além disso, os atletas da equipe mandante tentaram encerrar o episódio e foram alvo de cusparadas. No mesmo momento um repórter de uma rádio local fez movimentos corporais imitando um macaco e arrancando risos de torcedores. Um torcedor ainda gritou palavrão e chamou o atleta de neguinho de m*. O São Luiz foi denunciado e julgado no TJD/RS. O repórter foi denunciado pela Procuradoria local, mas acabou sendo retirado do processo uma vez que o mesmo não é jurisdicionado da Justiça Desportiva.
O São Luiz foi multado em R$ 1 mil em primeira instância. No Pleno do TJD os auditores majoraram a multa para R$ 5 mil e aplicaram a perda de pontos ao clube. A Procuradoria recorreu ao STJD pedindo a majoração da pena, enquanto o clube pediu a minoração do valor da multa e destacou a preliminar de prescrição. Perda de mando de campo na Série D 2020 e em duas partidas no Gauchão 2021 também foram aplicados.