Emocionante e histórico, a Ferroviária superou na noite deste domingo (21) o América de Cali pelo placar de 2 a 1 e conquistou o bicampeonato da Libertadores da América.
Aos 6 minutos inicias do jogo a atleta Schor cobrou uma falta direto a grande área e surpreendeu a goleira colombiana abrindo o placar do jogo. Aos 39 minutos o América empatou a partida após cobrança de pênalti. Em outra penalidade máxima, aos 42 minutos da primeira etapa, desta vez a favor das Afeanas, Aline Milene mandou para o fundo da rede.
O segundo tempo foi repleto de emoção, com bola na trave por parte da equipe colombiana, mas não foi determinante para mudar o placar que consagrou a equipe paulistana a grande campeã da Libertadores 2021.
A competição, que aconteceu na Argentina, seria realizada no ano passado. Mas por causa da pandemia de covid-19, sua disputa foi adiada para março deste ano. A Band transmitiu a grande decisão na TV aberta, assim como a Conmebol Libertadores transmitiu no Facebook. A treinadora Lindsay Camila se tornou a primeira mulher a comandar um time campeão da Libertadores feminina. O torneio começou em 2009 e foi vencido apenas por técnicos homens nas primeiras 11 edições. Esta foi a quarta participação da Ferroviária na competição.
Campeã em 2015 e vice em 2019, a Locomotiva iniciou a trajetória na Libertadores com uma goleada sofrida para o Libertad, um empate com o Peñarol e uma bela vitória sobre a Universidade de Chile na fase de grupos. Nas quartas, bateu o River Plate por um 1 a 0. Já na semifinal, triunfo nos pênaltis por 7 a 6 sobre a Universidade de Chile após empate sem gols no tempo normal.