Histórico é a palavra que define a edição da Série Prata 2021 para a região que acolhe Tupanciretã, Júlio de Castilhos e Cruz Alta. A Federação Gaúcha de Futsal promoveu o seu Congresso Técnico e confirmou que, diante da pandemia, iria unir os municípios próximos para facilitar as viagens das equipes e o cumprimento dos protocolos diante da pandemia.
Sendo assim, a competição que irá iniciar no dia 17 de julho, contando com 11 equipes participantes, terá o Figueira da Terra da Mãe de Deus, Barcelona/Macleres da Terra do Gado Charolês, e o Boa Parada da Terra da Panelinha.
Estas equipes formam a chave A, acompanhadas da equipe Sananduva Futsal do município de Sananduva. A competição será disputada em turno e returno, dentro de chave. Estarão classificados os 3 melhores times das Chaves A e B e os 2 melhores da Chave C, para a formação do mata-mata.
O Lyon (Taquara), Black Show (Guaíba), Alvorada Futsal (Alvorada) e Menino Deus (Santa Cruz do Sul) formam o grupo B. Lá Maquina (São Sepé), Ferro Carril (Uruguaiana) e Porto (Itaqui) integram o grupo C.
Nesta semana será promovido o sorteio dos primeiros jogos. As equipes correm contra o tempo para formar o seu plantel de atletas, comissão técnica e dar início aos treinamentos.