O Figueira viajou até Júlio de Castilhos para enfrentar no returno, o Barcelona/Macléres pela quinta rodada da Série Prata 2021. A noite apresentou duas propostas: a vitória para o time castilhense, encaminhava a classificação adiantada, e ao time tupanciretanense, tomaria a segunda colocação, equilibrando a briga pela classificação até a última rodada.
Nesta proposta, Diogo Ribeiro abriu o marcador para a equipe castilhense, logo no início da partida. Após o gol, o Figueira reagiu, e foi para o abraço com o gol de Jean Ramos. O camisa 10 talentoso, driblou com a perna direita, e na canhota arriscou, com a infelicidade do goleiro, a bola escapa das mãos do defensor e o fundo da rede foi estufado.
Logo após, o time tupanciretanense toma a frente do marcador, com gol do capitão Cleumir. Ainda no primeiro tempo, Jean Ramos acabou sendo expulso após defender um chute adversário com a mão, bloqueando o gol inevitável. Então, na cobrança de pênalti, a estrela do goleiro Thiago brilhou em mais uma noite de excelente atuação, defendendo a cobrança e reerguendo a moral do clube dentro de quadra. Ao fim do jogo, ele ganharia a votação da cabine de imprensa no prêmio Craque Brecha Tintas da partida.
Se o prêmio selecionasse mais um atleta, com certeza seria o capitão Cleumir, atuando com maestria, honrando a braçadeira no comando da equipe dentro de quadra, marca o terceiro gol da partida em cobrança de tiro livre. No segundo tempo, o Barcelona/Macléres inicia a partida marcando o seu gol com o artilheiro Diogo. Antes do jogo se tornar mais nervoso para o Figueira, Landelino aparece na partida, e com muita velocidade, após um bate-rebate, ele chega antes do goleiro castilhense, para estufar a rede adversária. O atleta Bolinha do Barcelona/Macléres ainda deixou o dele, em um chute certeiro ao ângulo, porém não evitou a vitória da equipe visitante pelo placar de 4x3.
Após a vitória, o Figueira assumiu a segunda colocação, com 7 pontos. O Barcelona/Macléres fica um ponto atrás do time tupanciretanense. O líder Sananduva jogou no domingo, e perdeu em Cruz Alta. O Boa Parada venceu pelo placar de 5x4, equilibrando a reta final da fase de grupos. O Figueira joga no sábado (21) às 20h em casa, diante do Boa Parada.
O técnico Jonas Laurindo terá apenas um problema, Jean Ramos está suspenso devido ao cartão vermelho. Porém, a evolução do técnico no comando do Figueira tem se superado ao decorrer dos dias, provando ser capaz de estar na casa mata.