Na noite do sábado (23) aconteceu com jogos simultâneos a última rodada da fase de grupos da Série Prata 2021. Antes mesmo de iniciar o clássico Boa Parada diante dos donos da casa, Figueira, a reportagem do JM Digital já divulgava a importante notícia: todos os times do grupo A estavam classificados devido a exclusão de um time da competição por não cumprir com o regulamento da FGFS.
Mesmo com a classificação adiantada, restava ao Figueira buscar a vitória para garantir sua melhor colocação na fase de grupos e depois conhecer o seu adversário. A partida diante do Boa Parada se tornou um clássico que ao decorrer dos dias ganhou muito valor, devido aos acontecimentos extra quadra, deixando as duas equipes em um clima quente para o jogo. O clássico iniciou e o Boa Parada logo aos 21 segundos já abria o placar com Érick Giovane. O Figueira reagiu na partida aos 3min e 21 segundos com Mateus Vinicius. A jovem contratação do time tupanciretanense estreou com um belo chute ao gol, utilizando de uma bela força e curva, mostrando seu exímio talento nas finalizações.
Os times iniciaram suas atuações em um jogo nervoso, brigando palmo a palmo dentro de quadra. O primeiro tempo terminou com 3 gols para o Boa Parada, e 2 a favor do time da casa. Ruan Alvares e Willian Bigode assinalam o placar ao time visitante, Vinicius Medeiros descontou para o Figueira. No fim da primeira etapa, muita discussão entre as equipes, e os cruz-altenses estavam não só a frente do placar, como também, estavam emocionalmente melhores no jogo. No reencontro das equipes a segunda etapa, o time da casa reencontra sua concentração, e Mateus Vinicius empata a partida. Aos 22 min do jogo, Landelino deixa o dele, após um bate rebate na entrada da área, o artilheiro pega o goleiro de surpresa, encontrando o fundo da rede. Primeira vez em que o Figueira passa a frente no placar, e aproveitando o seu adversário momentaneamente nocauteado, Vinicius Medeiros marca dois gols em sequência. Ele celebrou seu Hat-Trick e receberia mais tarde, o prêmio Craque Brecha Tintas da partida.
O técnico Jamanta em sua experiência, conversa com o seu plantel, e o time da terra da panelinha desconta com Sadi aos 28 min. Se reencontra na partida, e balança a rede novamente com Leonardo Rosa aos 31min e aos 33min Érick faz o segundo gol dele. Na reta final, Rodrigo Rubin Cocco passa os visitantes a frente do placar. A vitória se encaminha ao Boa Parada, porém em um clássico, e ambas as equipes promovendo belos jogos no segundo turno, o Figueira não se deu por vencido, e na atuação de goleiro linha, Roaldo empata o jogo, para delírio da torcida.
O empate se tornou de grande valor ao time tupanciretanense, ficando à frente do Boa Parada na classificação, e encara nas quartas de finais, o Barcelona/Macléres que venceu o líder do grupo A, Sananduva, pelo placar de 4 a 1. O Boa Parada enfrenta Sananduva, Esporte Clube Lyon Gaúcho encara o AVGF e o Esporte Clube Ferro Carril joga diante do SRES Império formando assim, o chaveamento das quartas de finais. Serão jogos de ida e volta, aonde os critérios caso haja empate no número de pontos conquistados nas duas partidas serão os seguintes: PRORROGAÇÃO. Na PRORROGAÇÃO, mantendo o empate, classifica o clube com a MELHOR CAMPANHA.