A goleada de 4 a 0 do Grêmio sobre o Brasil de Pelotas no jogo de ida da final do Campeonato Gaúcho, realizado neste domingo (1º de abril), na Arena, praticamente definiu o Tricolor como o novo campeão do Gauchão.
A partida de volta, em Pelotas, servirá apenas para o Tricolor fazer a volta olímpica. Os gols foram marcados por Éverton (2), Alisson e Ramiro.
O favoritismo gremista foi comprovado dentro de campo por meio de maior posse de bola, melhores chances de gol, além de superioridade tática e técnica. O Brasil até conseguiu equilibrar o jogo em alguns momentos do primeiro tempo, mas uma expulsão aos 43 minutos desmontou a tática Xavante que também sentiu o cansaço no segundo tempo.
Aos 6 minutos Luan em jogada individual chutou por cima. Depois, aos 13 Jael teve nova oportunidade. O Brasil respondeu aos 29 em cabeçada de Calysson que livre errou o alvo. Aos 35, Luan cobrando falta na barreira desperdiçou. Aos 43 minutos, o lance capital da partida. Sciola foi expulso, após receber o segundo cartão amarelo ao cometer falta em Luan. O lance é discutível, porém, o juiz acertou.
45 minutos finais
Com um jogador a mais, o Grêmio foi com tudo para cima do Brasil.Aos 50 segundos Jael lançou Éverton que desviou de Pitol, 1 a 0. Aos 9 minutos Jael cabeceou sozinho, e no rebote de Pitol, Alisson que havia entrada no lugar de Léo Moura, fez o 2 a 0.
O massacre prosseguiu aos 14 com Maicon e aos 15 com Jael, em chutes de fora da área. O terceiro gol saiu aos 25 novamente com Éverton, após passe de letra de Jael. Ramiro de falta fez o quarto aos 31 minutos, depois de falha de Pitol. Éverton aos 42 ainda acertou a trave. Na sequência, o Brasil quase fez com Alisson Farias, mas Grohe defendeu. Fim de jogo, 4 a 0 Grêmio.
Arbitragem
A equipe do Brasil de Pelotas reclamou muito dos critérios adotados pelo juiz da partida, Anderson Daronco, em pelo menos três lances. Um cartão amarelo aplicado no lateral Arthur, que tirou o jogador do segundo jogo. O rigor excessivo na expulsão de Sciola, além da não expulsão de Ramiro, autor de duas faltas sem bola, coibidas apenas com um amarelo.
Destaques
Jael e Éverton foram os atletas com melhor desempenho na partida. O primeiro já é o jogador com o maior número de assistências no ano do Tricolor. Éverton anotou dois gols, e cada vez mais se firma como craque de bola.
Autor da Foto: Imagens TV