Segundo a FGF (Federação Gaúcha de Futsal), entidade máxima do futsal gaúcho, a equipe sub 20 do Figueira, time tupanciretanense está excluída da competição da categoria, devido à utilização irregular de 11 atletas e dois integrantes da comissão técnica, no confronto com a UFSM em Santa Maria, a partida encerrou em 5 x 2 para os donos da casa.
Segundo o ofício de 04 de junho de 2018, assinado pelo presidente, Cesar Cabral, as equipes que enfrentariam o Figueira nos próximos jogos, terão o placar de 1 x 0 e os três pontos de maneira automática.
Ainda, a Federação Gaúcha de Futsal, lamentou o episódio e se desculpou com as demais equipes que participam da competição: "...além da decisão aqui disposta, e amparada pelo regulamento geral e específico, pedimos desculpas à todos os participantes do Estadual Sub 20 Masculino, pelo incidente proporcionado pelo Figueira de Tupanciretã."
A equipe do Figueira, já havia realizado oito partidas, ocupava a lanterna da Chave 2, deixa a competição com nenhum ponto conquistado. Tentamos contato com um integrante da diretoria, mas não atendeu as ligações.