Embora, muitos achem um exagero, Tupanciretã mantém duas equipes no futsal RS, o Gaúcho, em sua terceira participação no torneio e o Figueira, com mais expressão, luta nesta temporada para voltar a Série Prata do estadual.
A regra de classificação da competição é bem complexa, mas ao contrário do que informamos aqui, classificam-se os cinco melhores de cada chave, e resta ainda uma vaga para o melhor sexto colocado entre as três chaves da fase classificatória, e não os 16 primeiros no geral.
Depois, os times se dividem em quatro chaves, para uma quadrangular, desta etapa, saem dois times de cada grupo para disputa da fase final. Somente os finalistas passam para Série Prata 2019, ou seja, são duas vagas.
O Tricolor já figura entre as equipes que garantem vaga à próxima fase, mas neste fim de semana, o Figueira Tupan, pela primeira vez, apareceu entre os times que estariam classificados se o estadual encerrasse hoje.
O Gaúcho segue na frente, a equipe que ficou no quase na temporada passada, chegou aos 18 pontos nesta rodada, com a 11° colocação no geral, vai se garantindo confortavelmente entre as quatro melhores da chave 2. A equipe tem que vencer o Lá Máquina, na próxima rodada, aqui no Bonumazão, adversário direto, para dar um passo importante na competição.
O Figueira, está com a melhor sexta posição entre as equipes, com 15 pontos ganhos, mas ainda restam quatro jogos, o time melhorou muito nas últimas rodadas, e enfrenta a AFI, fora de casa, no próximo compromisso.
Segundo Blog do Sandro, estas são as equipes que estariam classificadas
1-União Independente
2- Fontoura Xavier
3- Guaraní
4- Sercca
5- Serade
6- AEF Entre IJUIS
7- AFI Itaqui
8- Atlético
9- Cerro Largo
10- Afucs
11- Gaúcho
12- Cometa
13- Três Coroas
14- XV de Novembro
15- Si Cruz Alta
16- Figueira
Jogos das duas equipes nesta primeira fase