Na 16ª rodada do Brasileirão disputada neste domingo, 30 de julho, a dupla Gre-Nal entrou em campo conquistando vitória e empate. Jogando em Porto Alegre, o Inter venceu por 3 a 0 o Botafogo. Fora de casa e com reservas, o Grêmio empatou em 1 a 1 com a Chapecoense.
Às 16h, no Beira-Rio, o Inter goleou por 3 a 0 o Botafogo que veio desfalcado, facilitando ainda mais a vida do colorado. Com Dourado, Patrick e Edenilson, o Inter esteve bem postado dentro de campo e teve em Nico López o grande articulador. Aos 6 minutos, Dourado chutou em cima da zaga depois de dividida entre Pottker e o goleiro Saulo.
O Botafogo respondeu com Aguirre, de cabeça, num escanteio pela direita. A bola passou próximo ao gol. Numa blitz colorada, Nico achou Edenilson que desferiu chute forte, mas Saulo pegou. Aos 10 minutos, lançamento de Cuesta para Pottker que acertou à trave. O Botafogo chegou em outra bola parada com Emerson em nova cabeçada que passou por cima.
O Inter voltou à carga com Nico, em dois chutes, porém Saulo salvou. O placar saiu do zero quando Fabiano lançou Pottker que, de primeira, finalizou, 1 a 0 Inter, golaço. Aos 32 minutos, novamente Pottker, de fora da área, acertou bom chute e obrigou Saulo a trabalhar. E, aos 44, lançamento de Nico para Pottker, o atacante dominou e mandou um balaço, 2 a 0 Inter.
Tempo final
Com o placar favorável, o Inter apenas administrou a partida. Num contra-ataque, Nico fez jogada individual, driblou dois e chutou à direita. Aos 12 minutos, tabelinha entre Patrick e Nico que chutou cruzado, a bola encontrou Damião que só completou, 3 a 0 Inter. O gol definiu o jogo.
Aos 29 minutos, troca de passes entre Damião, Pottker e Nico, com a zaga evitando o quarto gol. O Fogão assustou em falta cobrada por Aguiar que Danilo fez boa defesa. Aos 35, Renatinho, de fora da área, acertou belo chute e, novamente, Danilo agarrou. O jogo prosseguiu com o Inter explorando os espaços deixados pelo Botafogo que tentava descontar. Placar final, 3 a 0 Inter.
Grêmio
FOTO: Patricia Velho | Grêmio FBPA
Na Arena Condá, em Chapecó, o Grêmio com uma equipe completamente de reservas foi para cima da Chapecoense e, mal a partida havia começado, Douglas tocou para Pepê que disparou em velocidade, serviu Hernane Brocador que devolveu o passe para Pepê completar, 1 a 0 Grêmio. Bonito gol.
A Chapecoense levou perigo aos 9 minutos num cruzamento pela esquerda que Amaral furou em bola. Aos 22, a Chape escapou pela direita e Bruno arriscou por cima. O Grêmio contra-atacou com Marinho que cobrou falta perigosa e Jandrei pegou. Em seguida, grande jogada tricolor. Marinho fez lançamento para Madson, este deu com açúcar para Pepê que errou em bola, desperdiçando o segundo gol.
A Chapecoense quase empatou, aos 35 minutos, quando Rolim achou Osman nas costas da zaga, este lançou Wellington Paulista que mandou por cima. Quatro minutos depois, Marinho e Hernane trocaram passes e a bola chegou até Madson que concluiu na rede pelo lado de fora. Aos 42, Marinho cruzou para Thaciano pegar de primeira, Jandrei segurou. No rebote, Paulo Miranda por pouco não acertou o ângulo da Chape.
Etapa final
Na volta do intervalo, a partida começou lenta e sem lances perigosos. Na primeira, aos 16 minutos, confusão na área gremista depois de lateral que Osman chutou, a bola desviou em Wellington Paulista e foi dividida entre Paulo Victor e Bruno Silva. No rebote Elicarlos empatou, 1 a 1. Gol irregular.
A partir da igualdade no placar, a Chape partiu para o abafa. Aos 21 minutos, Bruno Silva fez jogada pela direita e cruzou para Rolim que mandou para fora. Atacando sempre pela esquerda, a Chapecoense encurralou o Grêmio e, depois de um escanteio, Douglas raspou de cabeça à direita. Elicarlos chutou por cima aos 40. Nos descontos, Paulo Victor garantiu o empate numa grande defesa na cabeçada de Amaral. Fim de papo, 1 a 1.