Na partida que fechou a 17ª rodada do Campeonato Brasileiro na noite desta segunda-feira, 6 de agosto, o Inter venceu por 1 a 0 o Atlético Mineiro, no Horto, em Belo Horizonte. Com o triunfo, o Inter retomou a terceira colocação no campeonato com 33 pontos, a três do líder São Paulo e, também, quebrou um tabu de nunca ter vencido o Galo no Horto.
Diante do Atlético, o Inter teve como novidades Jonatan Álvez e Marcelo Lomba como titulares. Mais preocupado em não tomar gol, o time jogou, na primeira etapa, mais recuado e saindo em bloco para o ataque. Já o Atlético Mineiro apostou basicamente em cruzamentos para a área e em roubadas de bola dos volantes do Inter com marcação alta.
A primeira chegada mais foi do Galo aos 12 minutos quando Gabriel tentou cruzar da esquerda e a bola quase entrou no ângulo. Numa saída errada, Chará tocou para Ricardo Oliveira que concluiu forte e rasteiro, mas Lomba pegou. Já o Inter teve em Pottker a melhor oportunidade, aos 34, quando Patrick lançou Álvez que escorou para Pottker que, livre, mandou por cima.
Segundo tempo
Movimentado desde o início, o segundo tempo teve o Galo pressionando, sempre, nas bolas paradas. Uma forte chuva interrompeu o jogo devido ao granizo intenso no gramado. Depois de 9 minutos parado, a partida foi retomada e, na sequência, foi a vez da luz interromper novamente o jogo.
Na retomada, com o relógio marcando 31 minutos, sem descontos, o Galo se mandou para o ataque e Chará, de fora da área, mandou uma taquarada, Lomba salvou. Na zaga colorada, Moledo e Cuesta tiravam todas. Depois, Edenilson achou Pottker que tocou para Nico chutar prensado.
Maidana, de primeira, obrigou Lomba a trabalhar aos 42 numa bola levantada para área. No contra-ataque, Rossi que entrou no lugar de Álvez recebeu pela esquerda, deu um corte e mandou para o gol, Victor agarrou. Fabiano ganhou na raça e cruzou, Nico de cabeça quase fez, Victor salvou.
Aos 49, Ricardo Oliveira recebeu lançamento e rolou para Terans mandar para fora. Eram dois contra um, na bobeada do Inter. O gol da vitória saiu num grande lançamento de Nico, ainda na defesa, passe de peito de Patrick para Edenilson só deslocar Victor, 1 a 0 Inter. Jogada ensaiada.
Quase no fim, Luan acertou à trave aos 69 minutos quando Cuesta resvalou. Depois disso, o Inter administrou e deixou o relógio correr para garantir a nona vitória na volta à elite do Brasileirão.