Correspondente Porto Alegre -
O Internacional venceu o Grêmio por 1 a 0 ontem (9/9), no Beira-Rio, no Gre-Nal 417 válido pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. O triunfo sobre o maior rival devolveu a liderança da competição ao Inter que, agora, tem 49 pontos e, devido ao saldo de gols, tem vantagem sobre o São Paulo. Após o jogo, Renato Gaúcho se envolveu numa confusão ao tentar invadir o vestiário colorado. Foi impedido e, de quebra, poderá ser suspensão uma vez que a arbitragem assinalou na súmula da partida.
Jogando em casa, o Inter adotou uma postura mais precavida diante de um Grêmio alterado por lesões e convocações para seleções. Os principais desfalques tricolores foram Everton, Kannemann e Maicon. Pelo Inter, apenas Iago não jogou. Diante disso, Renato optou por Bressan, Thaciano e Alisson. Odair mandou a campo Uendel que estava há quase três meses sem jogar uma única partida.
Num primeiro tempo de poucas chances, os times chegaram em bolas paradas e chutes de média distância. Pelo lado colorado, Edenilson e Moledo ganharam no alto da zaga mas mandaram para fora. Pelo tricolor, Thaciano, Ramiro e André finalizaram. As dificuldades do Inter foram o espaço entre os seus jogadores e os passes errados. Já o Grêmio manteve a sua característica de toque de bola, mas pecava na lentidão de seus jogadores. Na saída para o vestiário, Cuesta provocou Ramiro que não gostou. Rossi também se envolveu em confusão. Ambos levaram cartão amarelo depois o intervalo.
Sem alterações, a etapa final foi melhor. O Inter mudou a postura e atacou pelos lado, com Nico pela direita e Pottker na esquerda. Porém, foi o Grêmio que chegou primeiro com Cícero num chute de fora da área. A resposta colorada veio quando Nico López arrematou fraco à esquerda. Na jogada posterior, o Inter trocou passes com calma e achou o caminho. Edenilson tocou para Pottker que escorou para Uendel, este colocou no meio da área para Edenilson, livre, desviar de cabeça, 1 a 0 Inter.
Atrás do placar, o Grêmio foi ao ataque e teve dois lances onde só não empatou porque Lomba salvou. Na primeira, cruzamento da esquerda para André, a bola ainda desviou em Uendel antes da finalização do atacante, mas Lomba, rente à trave, mandou para escanteio. Na cobrança, a bola sobrou para Geromel, livre, encher a pata e Lomba defender com o pé. Depois disso, a melhor oportunidade azul ocorreu quando Luan entrava sozinho na área e Cuesta deu carrinho preciso na bola livrando o perigo.
Os técnicos fizeram trocas: Pepê, Jean Pyerre e Thonny Anderson entraram no tricolor. No colorado, Damião, Fabiano e D’Alessandro foram para o jogo. Jean Pyerre deu uma nova cara ao Grêmio, passando a distribuir as jogadas e arriscando chutes. Porém, Moledo e Cuesta, mais uma vez, estavam soberanos. O Inter quase marcou o segundo em cabeçadas de Damião e Moledo. Grohe interveio. E na arrancada de Pottker que cruzou para Damião mandar para as redes, mas o atacante estava impedido. Fim de jogo, vitória do Inter. Agora, no Derby, já são 156 vitórias coloradas contra 130 do tricolor.
Confusão
Após o jogo, Renato tentou invadir o vestiário colorado e foi impedido por dirigentes do Inter. Criou-se uma confusão. Na coletiva, ainda fez ilações sobre um suposto pedido do Inter para o Grêmio “tirar o pé” no Gre-Nal do primeiro turno que acabou em empate. O presidente tricolor, Romildo Bolzan, em sua fala não confirmou Renato, destacando que no futebol a “ética do vestiário” tem de prevalecer. A direção colorada, minimizou o fato, afirmando que Renato não sabe perder.
LEIA MAIS NOTÍCIAS ABAIXO