Correspondente Porto Alegre
O Inter ganhou de virada do Vitória por 2 a 1 neste domingo (30/9), em Porto Alegre, e assumiu a segunda colocação* do Campeonato Brasileiro. Depois de sair perdendo, o time de Odair Hellmann fez bom segundo tempo e com gol de D’Alessandro voltou a ganhar depois de duas partidas, somando o mesmo número de pontos, 53, do novo líder da competição, o Palmeiras.
Sob o comando de D’Alessandro no meio campo, o Inter jogou num formato diferente do que vinha até então. Fabiano e Emerson Santos também compuseram a escalação diante do Vitória que luta contra o rebaixamento. Logo a um minuto, Victor Cuesta afastou um cruzamento e se machucou, deixando o Inter com um jogador a menos. Na cobrança do lateral, a zaga bateu roupa e Emerson Santos, de cabeça, fez contra, Vitória 1 a 0.
A ducha de água fria nos mais de 37 mil colorados daria a tônica do que seria a partida, tensa e brigada. O Vitória ainda chegaria numa cabeça que Lomba pegou. A partir daí, os baianos se fecharam atrás, com o Inter apostando em cruzamentos. O time sofria com a lentidão e passes errados. No melhor lance do primeiro tempo, D’Alessandro cobrou falta na trave.
Na etapa final, o Inter foi para cima. Nico López recebeu passe dentro da área, gingou e cruzou, a bola raspou a cabeça de Cuesta indo para fora. O empate saiu numa roubada de bola de Cuesta que Edenilson mandou para área. Damião subiu mais alto e cabeceou para o chão, 1 a 1. Bonito gol. Em seguida, jogada ensaiada que terminou no gol de Nico, mas a arbitragem marcou equivocadamente impedimento de Camilo que participou da jogada.
A pressão era total e num vacilo dos baianos Yago lançou Nico que, de frente para o goleiro Ronaldo desperdiçou. Em novo cruzamento de Fabiano, Edenilson escorou para Camilo mandar para as redes. Desta vez, a arbitragem marcou impedimento corretamente. Aos 36 minutos, o juiz marcou uma falta duvidosa. Na cobrança, Camilo acertou a bola no braço de Lucas Fernandes que estava fora da área, porém a arbitragem marcou pênalti.
O lance gerou confusão. O jogo ficou paralisado por cerca de quatro minutos. Aos 40 D’Alessandro foi para a cobrança e marcou o gol da virada, 2 a 1 Inter. A partida foi até os 51 e finalizou com os jogadores do Vitória fazendo pressão na arbitragem. Com o resultado, o Inter agora divide a liderança com o Palmeiras, perdendo apenas no saldo de gols. A próxima partida é contra o Sport, às 19h, no Recife, na próxima sexta-feira, dia 5.
*Segundo critério de desempate: saldo de gols, palmeiras tem 23 contra 18 do Inter.
LEIA MAIS NOTÍCIAS ABAIXO