Correspondente Porto Alegre
Antes da Libertadores, Grêmio empata com o América em Minas
Tricolor ficou no 1 a 1 com os mineiros em gol marcado por Jean Pyerre
Na partida que abriu a 30ª rodada do Campeonato Brasileiro realizada neste sábado (20/10), o Grêmio empatou em 1 a 1 com o América Mineiro, em Belo Horizonte. Mesmo com time completamente reserva, o tricolor saiu atrás do marcador, mas buscou o empate e entrou, temporariamente, no G4 da competição com 52 pontos.
O destaque gremista foi o goleiro Paulo Victor que no primeiro tempo fez importantes defesas, garantindo o escore mínimo para os mineiros. Devido à escalação sem entrosamento, o Grêmio teve muitas dificuldades, inclusive com Renato tendo de improvisar o lateral Juninho Capixaba com meia-atacante ao lado de Matheus Henrique e Jean Pyerre. Thonny Anderson fez o ataque.
A primeira chegada foi do América aos 18 minutos em jogada rápida tramada pelo meio. Luan lançou Giovani que invadiu a área e chutou à direita. Dez minutos depois, novamente Luan passou para Gerson Magrão, este dominou e chutou forte, rasteiro e Paulo Victor mandou para escanteio. Grande defesa. O Grêmio respondeu aos 31 num chute colocado de Jean Pyerre que João Ricardo pegou em dois tempos.
O América se aproveitou da fragilidade tricolor que apenas se defendia. E numa jogada tramada pela esquerda, aos 36, Gerson Magrão mandou para área, Luan desviou e a bola chegou até Juninho que dominou e fuzilou Paulo Victor, 1 a 0 América. Os mineiros não ampliaram porque Paulo Victor fez milagre aos 38. Escanteio cobrado por Gerson Magrão, Giovani ganhou por cima e tocou para Luan finalizar a queima roupa. Paulo Victor abafou e defendeu.
Segundo tempo
Depois do intervalo, o Grêmio voltou melhor, com mais posse de bola e explorando a velocidade dos jovens. Aos 9 minutos, Jean Pyerre achou Juninho Capixaba, este invadiu a área concluiu por cima. Na sequência, o volante Kaio arriscou chute cruzado, porém João Ricardo fez boa defesa e espalmou. Aos 19, Juninho Capixaba passou por dois marcadores, entrou na área e foi derrubado, pênalti. Jean Pyerre cobrou com categoria e empatou, 1 a 1.
Melhor no jogo, o Grêmio quase virou num chute colocado de Matheus Henrique que passou próximo ao gol. Após este lance, os técnicos fizeram mudanças nas equipes o que não promoveu mudanças no placar e nem lances de gol. Agora é tudo Libertadores. Na próxima terça-feira, 23 de setembro, às 21h45, o Grêmio enfrenta o River Plate, na Argentina, no jogo de ida da semifinal da Libertadores da América. Luan e Everton estão fora da partida. Ramiro e Leo Moura também podem desfalcar o tricolor.