Correspondente Porto Alegre -
Os primeiros 90 minutos da semifinal da Taça Libertadores da América entre Grêmio e River Plate, na Argentina, realizado nesta terça-feira (23/10), terminou com a vitória tricolor por 1 a 0, deixando o time muito próximo da final da competição. Michel fez o gol gremista depois de cinco meses parado.
Desfalcado de Luan e Everton, o Grêmio entrou em campo com um meio campo povoado, formado por Michel, Maicon, Cícero e Ramiro. O tricolor teve ainda Alisson e Jael no ataque e Leonardo Gomes na lateral direita num 4-1-4-1. O River foi no 4-1-3-2, alterado por Gallardo, com Scocco e Borré na frente, e Pity Martínez, Quinteros e Palacios na armação.
Os primeiros minutos foram de muitas disputas com o River tomando a iniciativa, especialmente com Pity Martínes. A primeira finalização foi dos argentinos com Ponzio aos 13, facilmente defendida por Grohe. Aos poucos, o Grêmio foi se impondo e fazendo o tempo passar. Aos 19, falta cobrada por Alisson, Geromel cabeceia prensado com Ponzio e Armani pegou fácil. Na bola parada, o Grêmio incomodava e levava perigo.
Aos 23, o Grêmio já era melhor na partida e Cícero deu uma bomba de fora, Armani mandou para escanteio. Marcando a saída dos argentinos, o tricolor encurralou o adversário. Mas aos 30, o River Plate não fez fair play e Palacios mandou um balaço para boa defesa de Grohe. Na cobrança de escanteio, Maidana por cima.
Depois, num contra-ataque rápido, o River assustou em novo chute de Palacios que Grohe espalmou. A igualdade no placar seguiu. Etapa final Sem alterações, a etapa final foi pressão do River Plate. Aos 4 minutos, Maidana subiu livre na cobrança de escanteio e para sorte tricolor a cabeçada foi por cima.
Aos 12, Gallardo tirou Scocco e pôs Pratto. Porém, o tricolor é o atual Campeão da América. E num chute de Cícero desviado pela zaga resultou em escanteio. Na cobrança, Alisson colocou na cabeça de Michel, 1 a 0 Grêmio. Bucha. Após o gol, o jogo ficou truncado com o River Plate tentando criar e o Grêmio ganhando todas, demonstrando superioridade física e mental para a decisão. O tricolor era muito melhor. Aos 34, Ramiro sofreu falta na entrada da área. Jael cobrou na barreira e, no rebote, Leonardo finalizou rente à trave.
Thonny Anderson substituiu Jael e Ramiro deu lugar a Thaciano. Já nos descontos, Quintero cobrou falta de longe e Grohe mandou para escanteio. Renato fez a última alteração mandando Kaio para o jogo no lugar de Alisson. Fim de jogo. Vitória maiúscula do Grêmio na Argentina, a um empate da grande final, mostrando força e se credenciando ao Tetra da América. Atuação coletiva perfeita, com destaque para Michel, autor do gol.
LEIA MAIS NOTÍCIAS ABAIXO