Correspondente Porto Alegre - O Inter ganhou, no Beira-Rio, nesta quinta-feira (15/11), do América mineiro por 2 a 0 e chegou a 65 pontos no Campeonato Brasileiro, a cinco dos 70 do Palmeiras, líder do Brasileiro. Agora, faltando quatro rodadas para o fim do compeonato, o Inter ainda enfrenta Botafogo (f), Atlético Mineiro (c), Fluminense (c) e Paraná (f).
Sem D’Alessandro, Wellington Silva foi escolhido para fazer o lado esquerdo do ataque colorado diante do América que luta para não ser rebaixado. E os mineiros foram presa fácil. O Inter definiu o jogo no primeiro tempo ao abrir 2 a 0 e, na etapa final, apenas administrou. Damião ainda se tornou o décimo maior artilheiro da história colorada com 108 gols em 226 jogos.
Em busca da vitória, o Inter foi com tudo para cima do América. Aos quatro minutos, Edenilson cobrou escanteio e quase fez gol olímpico, João Ricardo pegou. Depois, Nico López cruzou, Damião escorou de cabeça e João Ricardo tirou o gol de Wellington Silva. No rebote, Edenilson mandou para fora. Mas, aos 23, Edenilson lançou Damião que na saída do goleiro fuzilou, 1 a 0 Inter.
A pressão era total. Edenilson cobrou falta, a zaga deu rebote e, Nico de primeira, fez João Ricardo trabalhar. O América chegava apenas em escanteios. Num destes, reclamou de uma bola na mão, porém a arbitragem nada marcou. Na parte final do primeiro tempo, contra-ataque e Wellington Silva escorou para Nico que chutou colocado no canto e o goleiro espalmou, grande defesa.
Na melhor chance mineira, aos 45, Magrão recebeu lançamento, cruzou e Rafael Moura não conseguiu chegar. A bola atravessou toda a área colorada. E, já nos descontos, o América foi para frente e deu espaço. Damião lançou Edenilson que infiltrou em velocidade e, na saída do goleiro, fez o 2 a 0 Inter.
Depois do intervalo, os mineiros esboçaram uma reação, porém a defesa colorada teve vantagem. Aos cinco minutos, Carlinhos cobrou falta e Lomba pegou fácil. Rafael Moura acertou à trave aos nove. Luan, aos 17, chutou cruzado à esquerda. Moledo tirou em cima da linha chute de Ademir, embora Lomba estivesse na bola.
Após os 30 minutos, a partida esfriou e Odair aproveitou para fazer trocas. Fabiano, que recebeu terceiro cartão amarelo, deu lugar a Zeca. Jonathan Alvez substituiu. O jogo prosseguiu com o Inter esperando o América para matar a partida, mas o lance não veio. No fim, a vitória de 2 a 0 foi suficiente para manter vivo o sonho do título do Brasileirão, ainda que difícil.