Correspondente Porto Alegre - Jogando no Rio, neste domingo (18/11), o Inter fez um péssima partida, não deu um chute ao gol sequer e saiu derrotado por 1 a 0 para o Botafogo. O placar só não foi mais elástico porque Lomba foi o melhor em campo pelo colorado. Agora, o time está na terceira colocação com 65 pontos, um ponto atrás do Flamengo e a seis do líder Palmeiras.
Com o time considerado ideal, o Inter teve Zeca atuando na lateral direita, em substituição a Fabiano suspenso. Invicto a seis partidas, o colorado teve pela frente um Botafogo entusiasmado e com pretensões a vaga na Copa Sul-Americana ou na Libertadores. A primeira chegada foi do fogão. Leo Valencia tentou surpreender aos quatro minutos com chute colocado, Lomba só observou.
Cadenciado, o Inter trocava passes e, aos poucos, ia buscando o atalho para finalizar, porém teve somente escanteios. E foi justamente na bola parada que o Botafogo deu susto. Leo Valencia acertou cobrança de falta perigosa à direita de Lomba. A chegada mais acintosa do Inter foi aos 19. Contra-ataque puxado por Patrick, a bola chegou até Nico que bateu cruzado, Gatito pegou antes de Damião.
Depois de troca de passes do fogão, Modelo fez falta feia. Na cobrança, Leo Valencia bateu e Lomba agarrou. Com mais da metade do primeiro tempo,o Botafogo era muito melhor. Após a parada técnica, aos 42, Matheus Fernandes cruzou, Zeca falhou, Erik dominou e fuzilou, 1 a 0 Botafogo. O gol deixou o Inter nervoso. Nico deu um tapa em Brenner. Por sorte, a arbitragem nada marcou.
Segundo tempo
Precisando do resultado, o Inter foi para o tudo ou nada. Na prática, a partida reiniciou como terminou a primeira etapa, com o Botafogo ganhando todas as divididas e o colorado sem inspiração e finalização. Lomba salvou aos dez minutos, depois de chute cruzado de Limdoso. Na jogada seguinte, Cuesta deu mole, Brenner escapou em velocidade, tentou driblar Lomba, mas o goleiro tirou.
Zeca saiu para a entrada de Wellington Silva, com Edenilson indo para a lateral. Aos 17, D’Alessandro cobrou falta, Brenner meteu contra, porém Gatito espalmou. Rossi entrou no lugar de Nico López. Após nova parada devido ao calor, foi o Botafogo quem quase fez mais um. A zaga fez água e Leo Valencia ficou com a sobra e, cara a cara, com Lomba tentou driblar, porém o goleiro tirou com o pé.
Camilo, que entrou no lugar de Patrick, cobrou falta perigosa aos 35, Gatito tirou. Aos 37, contra-ataque do fogão, Rodrigo Pimpão recebeu livre e tentou encobrir Lomba que pegou em dois tempos. O Inter chegou quando Moledo concluiu cruzamento e Gatito mandou para escanteio. O desespero tomava conta do colorado. Totalmente sem rumo, o time abusava de cruzamentos, consagrando a zaga do Botafogo.
A chance derradeira foi aos 49. Edenilson cruzou, Damião ganhou por cima, mas Rossi chegou atrasado. Já aos 50 minutos, Wellington Silva e Rodrigo Moledo foram expulsos em lances bizarros, numa tarde que deu tudo errado. Fim de jogo, derrota medíocre com Lomba melhor em campo. Na próxima quarta-feira, às 19h30, o Inter enfrenta o América Mineiro, no Beira-Rio.