Correspondente Porto Alegre - Jogando em casa, o Grêmio ganhou por 2 a 0 da Chapecoense neste domingo (18/11) e abriu 12 pontos do sétimo colocado, garantindo vaga na Libertadores 2019. Cícero e Everton marcaram os gols da vitória gremista que deixou o time com 62 pontos, permanecendo na quarta colocação e na briga pelas primeiras colocações, o que dá vaga direta na fase de grupos do torneio sul-americano.
Renato surpreendeu escalando André no ataque e Cícero como volante no lugar de Matheus Henrique. Marcelo Oliveira jogou improvisado na zaga, cabendo, mais uma vez a Jean Pyerre conduzir as jogadas ofensivas tricolores. Já a Chape, que luta para fugir do rebaixamento, veio em busca de pelo menos um ponto.
Dentro de campo, os movimentos do meio campo tricolor voltaram, os laterais apoiaram e, as chances foram criadas. A primeira oportunidade foi em cobrança de falta de Jean Pyerre que Jandrei pegou. Depois, Alisson levantou para área, André subiu bem, mas mandou para fora. Na terceira chegada perigosa saiu o gol. Novamente Alisson cruzou e, desta vez, Cícero, no terceiro andar, cabeceou sem chances para Jandrei, 1 a 0 Grêmio.
Completamente dominada, a Chape era encurralada em seu campo. Embora impedido, Jean Pyerre marcou um belo gol de fora da área, na sequência da jogada que Cícero ganhou por cima. Mas só dava Grêmio. Só dava Jean Pyerre. Aos 31, ele arriscou chute de longe. No lance seguinte, Everton fez o goleiro catarinense trabalhar ao mandar para escanteio chute forte. Mesmo superior, o tricolor não conseguiu ampliar o marcador na etapa inicial.
Na volta do intervalo, o Grêmio voltou no mesmo ritmo. Leo Moura recebeu passe, se livrou do marcador e finalizou perto do gol. Cícero cobrou falta, a bola desviou na barreira e Jandrei espalmou. Everton também finalizou, porém Jandrei fez a defesa. A Chape foi dar o seu primeiro chute aos 15 minutos. Wellington Paulista fez jogada individual e concluiu forte, mas Paulo Victor mandou para escanteio.
O Grêmio respondeu com Jean Pyerre quando este deixou um marcador para traz e chutou de esquerda, Jandrei defendeu em dois tempos. A partir daí, o tricolor diminuiu a intensidade. Renato trocou André por Jael. E foi Jael quem tocou para Everton chutar cruzado para boa defesa de Jandrei. Na jogada posterior, o mesmo Jael recebeu passe, dominou no peito e lançou Everton que disparou em velocidade e encobriu o goleiro da Chape, 2 a 0 Grêmio. Golaço.
Com o jogo definido, Renato trocou Marinho por Everton e Jean Pyerre por Douglas. O tempo passou e a consistente vitória tricolor se confirmou. O destaque do jogo foi Jean Pyerre, principal finalizador e criador das ações ofensivas. A próxima partida é contra vice-líder do Brasileiro, Flamengo, às 21h45, da quarta-feira (21/11), no Rio.