Correspondente Porto Alegre/ foto: Ricardo Duarte - Site do Internacional
Em Porto Alegre, o Inter superou o Fluminense por 2 a 0 no penúltimo jogo da temporada neste domingo (25/11) e finalizou o Brasileirão na terceira colocação com 68 pontos, conquistando vaga direta na Libertadores 2019 e R$ 7 milhões em premiação. Na última rodada, o Inter pega o Parará fora de casa. O Campeão do Brasileiro é o Palmeiras que venceu o Vasco por 1 a 0.
Mais uma vez, Odair Hellmann manteve o esquema 4-1-4-1, tendo como novidade apenas o atacante Jonathan Alvez no lugar de Damião machucado. E, de novo, o time teve pouca inspiração no ataque, com os laterais apenas como coadjuvantes e o meio campo lento no primeiro tempo, onde o empate sem gols predominou.
A partida começou com o Inter buscando o gol desde os primeiros minutos, mas a rigor a equipe teve apenas duas chances. Aos 17 minutos, D’Alessandro sofreu falta, cobrou na barreira e, no rebote, Jonathan Álvez, livre, isolou. O Flu chegou na tentativa de letra de Luciano, aos 22, Lomba pegou. Iago recebeu passe de Patrick e finalizou à direita de Rodolfo. O colorado seguiu pressionando, porém o passe final, a jogada individual que cria o espaço não saía e, assim, prosseguiu até o fim dos 45 iniciais.
Na volta do segundo tempo, Rossi entrou no lugar de Patrick e, logo aos dois minutos, D'Ale puxou contragolpe e serviu Nico, o uruguaio invadiu a área, limpou e chutou forte, Rodolfo defendeu com o pé. Depois, Rossi recebeu lançamento e tocou para D’Alessandro finalizar para fora. Rossi também tentou completar de voleio, mas errou o algo. O Flu respondeu aos dez minutos. Jadson cruzou para Everaldo que chutou forte por cima.
As mexidas táticas de Odair deram certo e o Inter foi para cima dos cariocas. Álvez também saiu para a entrada de Pottker. Recuado, o Flu não levava perigo e, inclusive, fez alterações para conter o ímpeto do colorado. Quando o desespero já batia, água mole, vida dura.. tanto bate até que cura. Aos 29, escanteio cobrado por D’Alessandro, a zaga afastou e, no rebote, Nico López, de primeira, no ângulo, abriu o placar para o Inter, 1 a 0. Golaço.
Depois, D’Alessandro cruzou, Rossi escorou e Pottker, livre, desperdiçou. O Flu ficou com um jogador a menos quando Leo Toma foi expulso pelo segundo amarelo aos 36, porém quase empatou quando Ayrton Lucas foi acionado e, chutou de primeira, sem marcação, rente à trave esquerda colorada.
E, aos 44, D’Alessandro fez grande lançamento para Nico López, o atacante só desviou na saída do goleiro, 2 a 0. Camilo ainda entrou no lugar de D’Alessandro para fazer o tempo correr. Fim de papo, vitória colorada e Odair Hellmann se firmando como treinador e ratificando a boa campanha do Inter no Brasileirão, tendo, inclusive, liderado a competição por algumas rodadas e apontando com uma das equipes que beliscavam o título.