Na última rodada do Brasileirão realizada neste domingo (2/12), a dupla Gre-Nal fez sua última apresentação no ano de 2018. Em Porto Alegre, o Grêmio venceu o Corinthians por 1 a 0 com gol de Jael, ficando na quarta posição com 66 pontos. Em Curitiba, o Inter empatou em 1 a 1 com o Paraná, terminando com 69 pontos na terceira colocação.
Na Arena, o Grêmio precisava vencer para garantir automaticamente a vaga na fase de grupos da Libertadores 2019. E o time não decepcionou os mais de 38 mil gremistas presentes. Com Geromel suspenso, Michel foi improvisado na zaga. Jean Pyerre, lesionado, deu lugar a Cícero e, desta vez, o trio ofensivo teve Alisson, Everton e Jael.
Publicidade
O jogo iniciou com o tricolor pressionando em escanteios sucessivos. Mas aos 11 minutos, jogada tramada pela direita entre Maicon e Ramiro, este escorou para Alisson lançar Maicon que chutou cruzado, Jael se antecipou e, de cabeça, mandou para as redes, 1 a 0 Grêmio. Três minutos depois, Everton tabelou com Jael, deixou o marcador no chão e acertou à trave.
O cebolinha estava endiabrado. Aos 16, ele pegou a sobra e passou por três marcadores, mas finalizou em cima da zaga. Cortez foi à linha de fundo e cruzou na medida para Alisson que desperdiçou a cabeçada, mandando à direita de Cássio. O timão não chegou no primeiro tempo.
Na volta para o segundo tempo, o Corinthians chegou num lateral. Romero girou e chutou, Paulo Victor espalmou. Em seguida, Pedrinho passou pela marcação e chutou cruzado, Paulo Victor tirou antes de Romero completar. O Grêmio diminuiu o ritmo e só chegou aos 15 minutos.
Cobrança de falta e Cícero subiu mais alto, mas mandou para fora. Mateus Henrique entrou no lugar de Leo Moura, com Ramiro passando para a lateral. Apenas esperando o tempo passar, Renato também trocou Maicon por Douglas;
Em ritmo lento, o Corinthians chegou aos 34 minutos quando Danilo cruzou na marca do pênalti, e Michel se antecipou, evitando a conclusão de Romero. Após os 40, o timão, até tentou chegar, mas parou na marcação precisa de Kannemann. Fim de jogo, vitória gremista e vaga direta na Libertadores via G-4 em mais uma boa campanha tricolor sob o comando de Renato Gaúcho, agora, de contrato renovado.
Na Vila Capanema, o Inter fez um amistoso contra o Paraná, já rebaixado a algumas rodadas. O time foi a campo com somente três titulares (Lomba, Moledo e Cuesta). Odair aproveitou para observar alguns atletas para a temporada 2019.
Nos primeiros 45 minutos, o Inter sofreu com o desentrosamento da equipe e, também, não sofreu perigo algum do Paraná. Em resumo, uma chance para cada lado. Aos 32, Andrey, recebeu passe e chutou por cima. E, aos 42, Jonathan Álvez, ficou com a sobra no cruzamento e chutou desviado na zaga, livrando os paranaenses.
Publicidade
A etapa final foi melhor e com gols. Logo aos 40 segundos, o Paraná não abriu o marcador na cabeçada de Alesson porque Lomba salvou. O Inter contra-atacou com Jonathan Álvez quando o atacante driblou o goleiro e cruzou para Rossi, porém a zaga tirou.
Nico López substituiu Wellington Silva e deu mais qualidade a equipe. Aos 21, Edenilson arrancou ainda do campo defensivo, lançou Nico, este ganhou do marcador e cruzou para Jonathan Álvez pegar de primeira, 1 a 0 Inter. Os paranaense não empataram por pouco. Juninho escorou para Felipe Augusto que, na frente de Lomba, chutou e o goleiro pegou. Patrick também entrou no lugar de Juan Alano.
O Inter quase ampliou novamente com Jonathan Álvez. Após tabelinha entre os uruguaios, Nico e Álvez, este recebeu passe, enquadrou o corpo e chutou colocado na gaveta, muito próximo ao gol. A partida marcou também a estreia de Sarrafiore pelo Inter.
Mas na parte final foi o Paraná quem dominou. Felipe Augusto arriscou chute forte aos 40. E, no lance, final, aos 47, numa enfiada de bola nas costas de Victor Cuesta, Jhonny Lucas dominou e, na saída de Lomba, só deslocou, 1 a 1. Fim de papo, empate colorado no encerramento da boa campanha no Brasileirão.
Brasileirão 2018
O Campeão Brasileiro de 2018 foi o Palmeiras com 80 pontos e 23 jogos invictos dos 38 disputados, após a chegada de Felipão. Na segundo colocação ficou o Flamengo com 72. Foram rebaixados Sport Recife, América-MG, Vitória e Paraná. O artilheiro da competição foi Gabi gol, do Santos, com 18 gols