O Figueira gentilmente cedeu e voltou ao vestiário, assim que a arbitragem identificou a semelhança nas cores dos uniformes utilizados pelas equipes, iniciando a disputa acirrada que foi o confronto entre Figueira e SI – Cruz Alta.
O time visitante deu trabalho logo no início da partida, com boas chegadas pela lateral esquerda, movimentação e boas saídas de bola abriram vantagem no placar, com Samuel, duas vezes.
O jogo com mais chances desperdiçadas pelo SI, que controlou boa parte da partida, principalmente no 1° tempo. Com excesso de faltas, o SI cedeu o empate e a emoção do jogo estava reservada para segunda etapa.
O ginásio Bonumazão ficou parcialmente lotado, com uma bonita festa da torcida do SI, que mostrou paixão pelo time.
Segunda etapa
Enquanto o Figueira parecia levar uma goleada em casa diante do seu torcedor, o técnico Célio Souza mexeu no time, dando liberdade para finalização de Rick, a reação estava iniciada, restando sete minutos para o encerramento da partida e um tiro livre desperdiçado pelo SI, ainda colocavam os donos da casa em desvantagem.
Rick arrancou pela direita e mandou um chute forte, indefensável para o goleiro. Na jogada seguinte chute forte do capitão Rick, a bola rebateu em Zé e parou no fundo do gol. Jean Ramos marcou o terceiro dele no jogo num chute forte, golaço. Fim de jogo, Figueira 5 SI Cruz Alta, também 5.