O pavilhão da Agricultura Familiar já está pronto a espera dos expositores e consumidores que devem circular pelo Parque de Exposições Cel. Marcial Terra, nesta 64° edição da feira em Tupanciretã-RS.
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tupanciretã e Jari entende que é de suma importância para nossos agricultores que o espaço do pavilhão esteja presente neste evento, tendo em vista agregação de renda e divulgação dos produtos feitos de forma artesanal e industrial, também com sabores e formas diferenciadas com matéria prima de procedência, devido sua produção ser familiar.
“Mesmo sendo um município pequeno temos grande potencial de produção de produtos em agroindústrias familiares, fazendo-se necessário que a população em geral tenha mais conhecimento desses produtos, desta forma o pavilhão das agroindústria age como uma vitrine onde o consumidor pode visualizar os produtos, conversar diretamente com o agricultor criando um vínculo ainda que de circuito curto, degustando uma prova destes produtos.” Revelou Vanusa Zangbusch, técnica em agricultura STR.
O STR ( Sindicato dos Trabalhadores Rurais Tupanciretã e Jari) faz parte da feira desde 2007, tendo melhorias e adequações a partir de 2012 com intenção de incentivar os agricultores que procuram inovar suas propriedades, desafiando-se a enfrentar a burocracia e os obstáculos para construir uma agroindústria.
Também pensando não apenas nas agroindústrias do município mas sim da região como um todo, mantemos uma média de 15 agroindústrias participantes de diversos municípios. Entre eles além de Tupanciretã estão Caibaté, Augusto Pestana, Jóia, Frederico Westphalen, Novo Barreiro, Não-Me-Toque, Bagé, Vista Gaúcha, Agudo, Mato Leitão, Guarani das Missões, Jari, Caçapava do Sul, Quinze de Novembro, Candelária, Santiago e Crissiumal.