O Jornal Manchete Digital realiza levantamento sobre os dados da Covid-19 em Tupanciretã referentes ao último mês. A fonte é a Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
Meses após o início da pandemia, novembro foi o pico das contaminações por coronavírus em Tupanciretã. Durante o penúltimo mês do ano, período no qual as temperaturas mais quentes incentivam aglomerações ao ar livre, foi registrado o maior número de casos de Covid no município.
No total, foram contabilizados 163 casos de covid-19 em novembro - número bastante expressivo, levando-se em conta a população do município e a quantidade de casos em meses anteriores. Do total dos casos de covid de Tupanciretã em novembro, 81 casos foram confirmados via teste rápido na ESF 4, e 45 através de laboratório privado; além disso, 37 casos suspeitos tiveram confirmação.
Houve também 1 óbito e 113 pacientes recuperados.
Além disso, houveram testes suspeitos que não se confirmaram. O total foi de 577 casos negativos ou descartados. Dentre os negativos, 251 foram testes rápidos no ESF4; 41 testes de laboratório privado e 190 testes via SWAB (sendo 1 no hospital e o restante no ESF4). Os casos descartados somaram 95 ocorrências.
Tupanciretã encontra-se, atualmente, em situação preocupante. A alta nos números acompanha a tendência nacional, sinalizando a possibilidade de uma segunda onda de covid-19 no Brasil, o que vem para reforçar ainda mais a importância das medidas preventivas. Usar máscara cobrindo boca e nariz e evitar a formação de aglomerações estão entre as principais atitude de prevenção. Soma-se a isso o uso de álcool gel para desinfecção das mãos e pulso e o não compartilhamento de objetos pessoais, incluindo-se a cuia de chimarrão.
Da redação: Leonardo Reis.