noticias741 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Geral

Após 800 anos, fenômeno “Estrela do Natal” será visível em todo o mundo

O fenômeno ocorreu também em 1.623, além de 1226

Publicada em 21/12/20 às 16:25h

Wendell Pivetta


Compartilhe
Compartilhar a noticia Após 800 anos, fenômeno “Estrela do Natal” será visível em todo o mundo  Compartilhar a noticia Após 800 anos, fenômeno “Estrela do Natal” será visível em todo o mundo  Compartilhar a noticia Após 800 anos, fenômeno “Estrela do Natal” será visível em todo o mundo

Link da Notícia:

Após 800 anos, fenômeno “Estrela do Natal” será visível em todo o mundo
 (Foto: Divulgação NASA)

O último registro que se tem notícia da “Estrela de Belém” é de 800 anos atrás. A última vez que se tem registro deste fenômeno foi em torno do ano 1220. Trata-se da “Estrela de Belém”, ou a “Estrela do Natal”. Aquela que muita árvore de Natal ganha no topo.

É um fenômeno raríssimo, que acontece graças a conjunção de Júpiter e Saturno. Ele é muito raro porque cada planeta tem um tempo diferente para girar em torno do Sol. Júpiter leva 12 anos terrestres, enquanto Saturno leva outros 30. O fenômeno ocorreu também em 1.623, além de 1226. No entanto, entre essas duas datas, esta última, no século XIII, é a que mais se assemelha a que será possível testemunhar.

Em seu site, a Nasa divulgou algumas dicas para se ver ao fenômeno em todo o mundo, especialmente em seu ápice nesta segunda-feira (21):

  • Encontre um local com uma visão desobstruída do céu, como um campo ou parque. Júpiter e Saturno serão brilhantes.
  • Uma hora após o pôr do sol, olhe para o céu do sudoeste. Júpiter se parecerá com uma estrela brilhante e será facilmente visível. Saturno ficará um pouco mais fraco e aparecerá um pouco acima e à esquerda de Júpiter. Quando Júpiter o alcançará e eles inverterão suas posições no céu.
  • Os planetas podem ser vistos a olho nu, mas se você tiver binóculos ou um pequeno telescópio, poderá ver as quatro grandes luas de Júpiter orbitando o planeta gigante.

Em dezembro, já foram registrados outros eventos astronômicos. No dia 14 do mês, por volta das 13h15, a lua colocou a própria sombra sobre o Hemisfério Sul e os brasileiros conseguiram ver e registrar um eclipse solar.










Logomarca |Jornal Manchete Tupanciretã Digital
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp  (55) 9 9710 9594
Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, bacharel em jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.