Em live transmitida pelo facebook do Governo do Estado do Rio Grande do Sul na manhã desta quinta (24), o governador Eduardo Leite anunciou sistema de premiação para os municípios gaúchos que apresentarem os melhores números proporcionais de vacinação contra o coronavírus. O objetivo é estimular a vacinação contra covid-19 dentro do estado e ampliar o número de gaúchos vacinados:
A quantia de 1 milhão e 250 mil reais será dividida entre duas datas de premiação: em 20 de julho, serão liberados 625 mil reais; em 20 de agosto, serão distribuídos os 625 mil reais restantes.
O critério de avaliação será de acordo com o seguinte cálculo: número de doses aplicadas e registradas no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) dividido pelo número de doses distribuídas. Além disso, os municípios serão divididos em quatro grupos, conforme o número de habitantes.
Confira no quadro abaixo o resumo das regras do sistema de premiação:
Eduardo Leite ainda sugeriu que o valor da premiação seja aplicado na atenção primária em saúde. A secretaria estadual de saúde, Arita Bergmann, pede para que os municípios tenham atenção no registro das doses aplicadas: