Na manhã desta quarta-feira (03), a redação do JM digital entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação para saber informações sobre o retorno obrigatório dos alunos às aulas presenciais, decretado pelo governo gaúcho para acontecer até o dia 8 de novembro. A subsecretária Marilei Vieira atendeu à reportagem por ligação telefônica revelando detalhes.
A Secretaria Municipal de Educação já está preparada para o retorno obrigatório dos alunos da rede municipal de ensino, mas as creches ainda precisam de adaptações, e os casos estão sendo avaliados dentro de cada particularidade.
Os alunos do ensino fundamental já estão sendo orientados quanto ao retorno, principalmente em questões referentes à manutenção dos cuidados sanitários, como a utilização de máscara e álcool gel. O distanciamento passa a ser de um metro de ombro a ombro, fator que amplia o espaço possibilitando o reingresso dos estudantes ao ambiente escolar.
Estudantes que apresentem comorbidades ainda seguem no estudo remoto, mas é necessário apresentar comprovante via atestado médico. A subsecretária ressalta que, “o não cumprimento dessa nova orientação pode acarretar na perda dos auxílios do governo, por exemplo”. Fazendo referência ao antigo Bolsa Família.
O estado ampliou o prazo, pois inicialmente a retomada teria de ser realizada hoje (quarta, 03). Porém, através do Decreto Estadual 56.171, foi concedido maior tempo para as adaptações. Com isso, a Secretaria Municipal passou a adotar o novo modelo mantendo a data anterior, sem prejuízo aos alunos, pois já estava adequada à primeira determinação.
MATRÍCULAS E REMATRÍCULAS
A Secretaria de Educação divulgou o Edital para as rematrículas da Rede Municipal de Ensino, que serão realizadas de 18 de outubro a 12 de novembro de 2021, nas respectivas escolas. Novas matrículas devem ser feitas de 19 de novembro a 05 de dezembro, através do link disponível no site da Prefeitura.