*matéria com informações da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural
Na última quinta-feira (3), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou a Portaria nº 516, que estabelece os períodos de vazio sanitário para o plantio da soja em 21 estados República Federativa do Brasil durante a safra 2022/2023. No caso do Rio Grande do Sul, o período no qual será proibido manter viva qualquer planta de soja irá de 13 de julho até 10 de outubro.
Segundo a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, será a primeira safra na qual o estado adotará a medida. O vazio sanitário é uma estratégia que busca controla a chamada ferrugem asiática, doença que ataca a planta da soja e é causada por fungos.
Ainda segundo a pasta da Agricultura, a escolha do período no qual o vazio sanitário acontecerá no Rio Grande do Sul levou em consideração o fenômeno das geadas, que costumam ocorrer a partir de julho. Afinal, a condição climática ajuda no controle da chamada soja guaxa. As tratativas para a definição do período iniciaram em junho de 2021, e foram confirmadas em dezembro. As conversas ocorreram na Câmara Setorial da Soja e contaram com a participação de 30 entidades do setor produtivo.