Nesta quarta-feira (16), acontece em Ijuí a décima edição da manifestação Grito de Alerta, organizada pela Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Rio Grande do Sul (FETAG) e pelas Regionais Sindicais. Ocorrendo na região das Missões, o evento recebe a alcunha de 10º Grito de Alerta Missioneiro, e reúne comitivas de diversos municípios dessa região, somando cerca de 5000 pessoas.
Entre os municípios presentes está Tupanciretã, representada pelo prefeito em exercício, Marcio Dias, e pelo Sindicato de Trabalhadores Rurais de Tupanciretã e Jari:
A mobilização busca chamar a atenção dos governantes enquanto pede agilidade na implantação de medidas que ajudem os produtores da zona rural durante a estiagem e diminuam os prejuízos da safra 2021/2022. Entre as demandas estão a renegociação de dívidas dos agricultores, e a criação de um crédito emergencial.
Na capital do estado, Porto Alegre, também há registro de manifestação organizada pelos agricultores familiares. Reunidos em frente à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, o grupo também pede agilidade na instauração de medidas em favor da diminuição dos danos causados pela seca.