Após conversas com pescadores, policiais ambientais, técnicos e moradores, a Promotoria de Justiça da cidade de Catuípe decidiu abrir inquérito solicitando a proibição da pesca com redes em toda a bacia do Rio Ijuí.
A área abrange cerca de 100 rios em 40 municípios. Tupanciretã é uma das localidades incluídas, uma vez que 20,12% do seu território se encontra na bacia hidrográfica do Rio Ijuí. Como pode ser visto no mapa abaixo, onde Tupanciretã é o município mais ao sul e a bacia corresponde à área em amarelo.
(FOTO: Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler - RS (FEPAM))
O inquérito pede ainda que o Estado apresente plano de fiscalização e de preservação dos rios da bacia, e também conceda indenização por danos morais coletivos à sociedade. O Ministério Público entende que a pesca com redes de malha atinge prematuramente peixes de médio e grande porte, prejudicando a fauna aquática ao impedir o ciclo reprodutivo natural dessas espécies.
Ainda segundo o órgão, como consequência da pesca com redes há a diminuição de peixes de tamanho maior e aumento das espécies pequenas, que não são capturadas, gerando um desequilíbrio ambiental.