O clima de outono aos poucos vai modificando o cenário da Terra da Mãe de Deus, e, após o calor predominar nesta terça-feira, dia 29, com a máxima superando os 31°C, por volta de meio-dia, na área central, a chuva prevista para as próximas horas, provocada por uma frente fria, também causará a queda nos termômetros.
Imagem divulgada pelo Inmet - dia 29/03/2022
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão oficial, alerta para tempestade a partir de hoje, em todo o Rio Grande do Sul, com início para as 19h, e término previsto para amanhã, dia 30, às 7h. O alerta, que é uma previsão,indica tempestade com ventos de até 60km/h, em qualquer parte do estado, e acumulado de chuva de 50 mm até 100 mm em um desses pontos, dentro do período indicado. Também não está descartada a possibilidade de granizo, descargas elétricas, risco de corte de energia, estragos em plantações e alagamentos, cita a nota divulgada no site do Instituto.
Após o período propício para tempestade, a queda nos termômetros provoca declínio de até 5°C nas temperaturas. A "onda" de frio deve encerrar já na quinta-feira dia 31, e abrange a Região Sul do País, por prazo de 24 horas.
Na quarta-feira, dia 30, deve chover o dia todo, com máxima de 18°C e mínima entre 5°C e 6°C. Na quinta-feira (31) o tempo abre, mas as temperaturas oscilam entre 7°C e 17°C.
Já o site Clima Tempo traz possibilidade de geada entre os dias 31 de março e 1° de abril, com mínimas de 4°C e 3°C, respectivamente, porém, indica chuva apenas na quarta-feira para a Terra da Mãe de Deus.