O Detran RS aderiu ao sistema federal Venda Digital, que permite preencher e assinar a documentação para transferência de veículos através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).
A modalidade de transferência via aplicativo está disponível para veículos que tenham documentação exclusivamente digital. Ou seja: aquele que tenham saído de fábrica ou sido transferidos depois de 4/1/21.
Para realizar a transferência, é necessário que tanto o antigo como o novo proprietário do veículo possuam conta nível prata ou ouro no portal do Governo Federal.
COMO FUNCIONA A VENDA DIGITAL?
Após baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), e fazer login com sua conta nível prata ou ouro, o proprietário preenche a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo, informando o CPF do comprador.
Então, o comprador, que também baixou o aplicativo, será notificado e assinará sua via digitalmente. Após a assinatura do vendedor, a transferência vai para o sistema da Secretária Nacional de Trânsito.
Após o pagamento das taxas de vistoria, que podem ser retiradas no site do Detran ou nos CRVAs, o processo de transferência é concluído quando o novo proprietário levar o veículo para vistoria no Detran.