KURZAWA ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO EIRELI, vem por meio desta ESCLARECER os fatos inerentes a GREVE DOS FUNCIONARIOS, que desempenham suas funções na usina RINCÃO DOS ALBINOS ENERGETICA S. A.
A KURZAWA ENGENHARIA, iniciou os trabalhos em janeiro em 2021 sem contrato firmado com a TRIANGULO ENGENHARIA , para execução em duas obras RINCAO DOS ALBINOS E SÃO MIGUEL, logo no início exigiram a mobilização de funcionários sem assinatura do contrato.
Durante a vigência dos serviços inúmeras foram as vezes que a KURZAWA ENGENHARIA, cobrou a assinatura dos contratos, não obtendo resposta, ficando refém da TRIANGULO ENGENHARIA, que exigia a prestação dos serviços sob pena da suspensão dos pagamentos o que ocasionaria o atraso no pagamento das obrigações com os funcionários.
No mesmo período tivemos vários problemas causados pela TRIANGULO, como por exemplo: falta de equipamentos, equipamentos quebrados, falta de agregados (concreto-areia e brita, etc), atrasos nas liberações de frentes de serviço, que causou prejuízos financeiros e desequilíbrio contratual que objeto de demanda futura, sem falar nos rotineiros atrasos nos pagamentos das medições.
Oriundos desses fatos a KURZAWA, buscou desde junho de 2021, repactuar os Contratos tendo em vista os prejuízos que naquela época já ocorriam e como de praxe e a atuação da TRIANGULO silenciou e manteve a coação da manutenção dos serviços. Fale ressaltar que nessa época ainda estávamos sem contrato assinado.
Todavia mesmo tendo prejuízos a KURZAWA mantinha-se honrando seus compromissos com seus colaboradores o que nesta data não é mais possível apenas pelos prejuízos causados e ainda não indenizados pela TRIANGULO.
Para exemplificar o caso em outubro de 2021, ainda sem contrato assinado, e sob a promessa de ser assinado e abrir outras frentes de trabalho que compensariam os prejuízos que tínhamos sofrendo, nos foi exigida a contratação de mais 40 funcionários, obrigando a KURZAWA a despender todos os valores inerentes a mobilização, transporte, estadia de todos os novos contratos. Em janeiro de 2022 a KURZAWA foi surpreendida pelo rompimento unilateral do fornecimento do serviço para a obra de São Miguel, sendo obrigada a demitir o efetivo contrato e despender recursos para a viagem de retorno dos mesmos, sob a promessa do aumento do escopo a ser empregado valor do contrato o que traria equilíbrio financeiro e nos permitira honrar todas as obrigações que embasam a presente lide. Novamente fomos ludibriados e enganados pela TRIANGULO.
A KURZAWA ENGENHARIA honrou com o limite das suas forças financeiras com todas as obrigações atinentes aos seus funcionários, estamos atuando e na busca de novas frentes de trabalho para honrar com as obrigações pois sabemos que não podem eles, funcionários, partes mais frágeis da relação arcarem com o prejuízo financeiro, todavia tivemos que nos desfazer de todos os recursos que tínhamos a disposição para arcar com as verbas salariais anteriores. Vamos buscar judicialmente a reparação dos prejuízos que nos foram causados pelos erros
praticados pela TRIANGULO ENGENHARIA e com isso honrarmos todas as obrigações que nos
são inerentes.
Lamentamos os fatos ocorridos e estamos solidários aos funcionários buscando incansavelmente solucionar o litígio.
Quevedos(RS), 01 de junho de 2022.
KURZAWA ENGENHARIA EIRELLI
TODOS CONTRA A DENGUE