Nesse 28 de julho é dia de celebrar a existência daquele profissional que trabalhar na terra e possui o importante papel de produzir alimentos: o agricultor. A data foi oficializada pelo então presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek, em 1960, como comemoração ao centenário do Ministério da Agricultura, que foi criado em 1860 pelo imperador do Brasil, Dom Pedro II, com o nome de Secretaria do Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas.
Então, nos anos 1930, a secretaria se tornou o Ministério da Agricultura. E, 30 anos depois, o presidente JK oficializou a data comemorativa dizendo que “o Brasil deve grande parte de sua prosperidade à economia agrícola”.
Dos anos 1960 até os dias atuais, muitas coisas mudaram, mas todos sabemos que a afirmação feita pelo então presidente segue mais verdadeira do que nunca. A agricultura é um dos principais (senão o principal) carro-chefe da economia brasileira, tendo impacto mundial na produção e exportação de alimentos e commodities. O agricultor brasileiro é o maior produtor de grãos do planeta, e a cidade de Tupanciretã, maior produtora de soja do Rio Grande do Sul, tem participação indispensável nisso.
A agricultura está presente em todo o dia a dia da população, desde o café da manhã acompanhado do pão com manteiga, passando pelo almoço do arroz e feijão, e chegando ao jantar. E a produção agrícola vai além dos alimentos: roupas de algodão, etanol de cana de açúcar também são frutos do empenho de quem trabalha na terra.
Nesse dia tão importante, também é necessário destacar o Dia do Agricultor Familiar, que foi comemorado em 25 de julho. Pequenos e grandes produtores, todos trabalham com dedicação para produzir alimentos e contribuir com o progresso do país.
TODOS CONTRA A DENGUE