Nesta segunda (17), é dia de celebrar uma das mais antigas práticas culturais da humanidade: a agricultura. A transição de uma sociedade coletora de frutos e sementes para uma dedicada ao plantio e cultivo de vegetais marca um importante passo do ser humano na direção da civilização, pois essa mudança indica a capacidade de planejamento a longo prazo e o início de uma garantia de alimento sem a necessidade da caça.
Nos dias atuais, a prática da agricultura é fundamental para garantir que todas as pessoas tenham acesso a alimentos, funcionando também como importante setor econômico na balança comercial.
No Brasil, a agricultura é um dos principais propulsores econômicos desde os tempos de domínio português, com a produção de cana-de-açúcar na região nordeste. Passando pela produção de café em São Paulo, nos séculos XVIII e XIX, chegamos ao boom da soja, que inicia nos anos 1960 e continua liderando a produção agrícola brasileira até os dias de hoje. Não por acaso, a expressão “Brasil, celeiro do mundo” é conhecida por todos.
A importância da agricultura é tão grande que ela é comemorada em mais de uma data: em 20 de março, é comemorado o Dia Mundial da Agricultura; em 25 de julho, é o Dia Mundial da Agricultura Familiar. Sendo assim, o Dia da Agricultura comemorado neste 17 de outubro é associado ao Dia Mundial da Alimentação, festejado em 16 de outubro.
Parabéns a todos os agricultores!
TODOS CONTRA A DENGUE