noticias554 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Geral

Polícia Civil abre inquérito contra vereador que proferiu fala xenofóbica contra trabalhadores baianos

Em vídeo, o governador Eduardo Leite também repudiou a manifestação do membro do legislativo de Caxias do Sul

Publicada em 01/03/2023 às 18:35h

Leonardo Reis - bacharel em Letras


Compartilhe
Compartilhar a noticia Polícia Civil abre inquérito contra vereador que proferiu fala xenofóbica contra trabalhadores baianos  Compartilhar a noticia Polícia Civil abre inquérito contra vereador que proferiu fala xenofóbica contra trabalhadores baianos  Compartilhar a noticia Polícia Civil abre inquérito contra vereador que proferiu fala xenofóbica contra trabalhadores baianos

Link da Notícia:

Polícia Civil abre inquérito contra vereador que proferiu fala xenofóbica contra trabalhadores baianos
 (Foto: Câmara Municipal de Caxias do Sul)

O caso dos 196 trabalhadores baianos que estavam sob condições análogas à escravidão em Bento Gonçalves teve ampla repercussão no estado e no país.  

 

Em sessão legislativa ocorrida na última terça, 28, o vereador de Caxias do Sul, Sandro Fantinel, proferiu fala de teor xenofóbico contra os baianos. 

 

O vereador disse que “a única cultura que [os baianos] têm é viver na praia tocando tambor”. E também sugeriu que as empresas passem a dar preferência aos trabalhadores argentinos, que seriam “limpos, trabalhadores e corretos”. 

 

 

A fala do parlamentar também teve grande repercussão. Nesta quarta, 1, o Patriota, partido ao qual Sandro Fantinel era filiado, expulsou o político do seu quadro: 

  • "[O discurso de Fantinel] está maculado por grave desrespeito a princípios e direitos constitucionalmente assegurados, à dignidade humana, à igualdade, ao decoro, à ordem e ao trabalho, já que se refere de forma vil a seres humanos tristemente encontrados em situação degradante", diz a nota divulgada pelo partido. 

 

O governador Eduardo Leite, em vídeo divulgado nas redes sociais, também repudiou a manifestação do vereador de Caxias do Sul: 

  • “Manifestações nojentas que devem ser repudiadas e rechaçadas. Ainda ontem, falei com o Ministério Público para que se tomassem medidas. E me foi informado que dois pedidos de investigação serão feitos pelo MP do Rio Grande do Sul. Uma para investigação criminal e outro por dano moral coletivo”, disse o governador do RS. 

 

As consequências também aconteceram na esfera policial. Isso porque a Polícia Civil de Caxias do Sul também abriu inquérito para investigar as falas do parlamentar: 

  • “A partir do momento que tomamos conhecimento do caso pelas mídias e pela imprensa foi determinada a instauração imediata do inquérito policial. Nós não esperamos representação criminal de ninguém. A polícia de ofício tomou conhecimento, é uma ação penal pública incondicionada e nós temos o dever de apurar”, disse o delegado regional Augusto Cavalheiro Neto. 

 

O pedido de cassação do vereador também foi protocolado junto à Câmara Municipal de Caxias do Sul.

 

TODOS CONTRA A DENGUE










Logomarca |Jornal Manchete Tupanciretã Digital
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp  (55) 9 9710 9594
Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, bacharel em jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.