Uma moradora de Tupanciretã, de 72 anos, que sempre trabalhou como autônoma, compareceu para realizar a prova do ENEM, neste domingo, dia 05. Ela voltou a estudar, pois havia cursado até o segundo ano e teve que parar para criar os irmãos, pois sua mãe faleceu quando ela tinha 07 anos. Natural de Jari, ainda distrito de Tupanciretã, mostra que não há limite para realizar um sonho.
Além de trabalhar com revenda de cosméticos e sanduíches, Maria Lenir Pereira de Moraes Câmpara trabalhou na área rural do município por muitos anos e foi auxiliar de cozinha do Hospital de Caridade Brasilina Terra. Há alguns anos, motivada pelo desejo de evoluir, ingressou no EJA - Educação para Jovens e Adultos, na Escola Municipal Flory Druck Kruel, onde conseguiu terminar o Ensino Fundamental no ano de 2020.
Neste ano, ela irá realizar a formatura do Ensino Médio, pois após a conclusão do ensino fundamental, ela ingressou no PROEJA, no Instituto Federal Farroupilha, campus Júlio de Castilhos, no período noturno. Integrada ao ensino médio, ela realiza o curso técnico profissionalizante de Comércio.
Estudante de 72 anos aguarda para o início da prova - Foto/ Arquivo de família.
A estudante decidiu fazer o Enem instruída por seus professores e familiares, mas principalmente por sua motivação pessoal de querer ser cada dia melhor. Pretende continuar seus estudos no IFFar, no curso de Ciências Biológicas, pois sua matéria favorita é biologia. Vem se preparando com as aulas e em casa estudando com seus materiais.
Maria Lenir não possui filhos, mas tem uma irmã e uma neta de coração que sempre incentivam ela a seguir seus sonhos. Ela é solteira e mora no bairro Beck.
BRASIL
Neste domingo, dia 05, foi o primeiro dia das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Em todo o país, 4 milhões de estudantes se inscreveram. Os portões abriram ao meio-dia e fecharam às 13h. Nesta etapa, os candidatos realizaram questões de linguagem, ciências humanas e redação
TODOS CONTRA A DENGUE