Nesta quarta-feira, dia 20, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) veiculou um vídeo através das redes sociais oficiais do RS, alertando a população gaúcha sobre as condições do clima que irá sofrer grande mudança nas próximas horas. Serão três situação de atenção com ventos que poderão passar a marca de 100km/h.
“Um alerta importante: a partir da noite de hoje e até a manhã de quinta-feira, o Rio Grande do Sul deverá ser atingido por chuvas intensas e ventos muito fortes. A previsão indica a possibilidade de ventos de 80 km/h a 100 km/h a partir da Fronteira Oeste e em direção ao restante do Estado. Estamos mobilizados para atuar ao longo da madrugada e pedimos que todos busquem garantir segurança durante esse episódio, evitando locais de risco”, escreveu o governador.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também divulgou alertas para o RS, localmente, para a região de Tupanciretã o aviso segue até as 9h desta quinta-feira, dia 21. Mas este alerta poderá ser ampliado. Portanto, aguarde atualizações.
Aviso de: Tempestade
Grau de severidade: Grande Perigo
Início: 21/03/2024 00h01min
Fim: 21/03/2024 09h00min
Riscos Potenciais:
INMET publica aviso iniciando em: 21/03/2024 00:01. Chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h, e queda de granizo. Grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.
Instruções:
Desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Em caso de enxurrada, ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos.
Em caso de situação de grande perigo confirmada: Procure abrigo, evite permanecer ao ar livre.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
TODOS CONTRA A DENGUE