A Comenda Oswaldo Vergara, a mais alta distinção da OAB/RS, foi concedida a 22 advogados e advogadas este ano. O presidente da OAB/RS expressou respeito e admiração pelos homenageados, destacando suas contribuições para a democracia e o Estado de Direito. Ele também mencionou a frase do advogado Oswaldo Vergara, ressaltando a importância dos advogados na Justiça.
O advogado Enio Celeste Burtet, de 84 anos, foi o único profissional da Terra da Mãe a receber a Medalha Oswaldo Vergara nesta edição. A cerimônia ocorreu no dia 16 de agosto, no Auditório Prerrogativas, na Cidade da Advocacia, em Porto Alegre. Burtet relembrou sua atuação como presidente da subseção da OAB em Tupanciretã, cargo que ocupou por 11 anos. O JMD conversou com ele sobre o momento.
“Recebi essa homenagem em função do meu trabalho como presidente da OAB em quatro ocasiões. Fui presidente por 11 anos e fiz muitas coisas pela Ordem dos Advogados, como integrar o Tribunal Estadual de Ética e Disciplina, e organizar inúmeras conferências. O Ministro Nelson Jobim, na época presidente do STF, veio a Tupanciretã a nosso convite. Esse tipo de trabalho e a minha ética, minha forma de agir com os clientes, foram fundamentais para eu receber essa comenda, no dia 16 de agosto, em Porto Alegre, no Cais Embarcadero. Eu me senti profundamente honrado. No entanto, transmiti a alguns colegas que este prêmio pertence a todos os advogados de Tupanciretã, não é um prêmio apenas meu, pois eu não teria recebido se não fosse presidente da Ordem em Tupanciretã”, afirmou.
Burtet formou-se em 1981, aos 41 anos, e continua atuando na profissão, totalizando 43 anos de experiência.
TODOS CONTRA A DENGUE