O domingo (2) foi marcado por forte calor em Tupanciretã, com máxima de 34°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Além das altas temperaturas, o dia também reservou um espetáculo no céu: a formação de uma imponente nuvem Cumulonimbus (Cb), que chamou a atenção dos moradores.
O fenômeno, que também foi registrado em Cruz Alta, apresentava raios em seu interior, tornando a cena ainda mais impressionante.
As Cumulonimbus são conhecidas por sua aparência marcante, que pode lembrar uma bigorna ou cogumelo, e seu topo pode alcançar até 20 km de altitude. Esse é o único tipo de nuvem capaz de produzir raios, sejam eles intra-nuvem, nuvem-solo ou nuvem-nuvem.
Devido à sua grande extensão vertical e horizontal, esse tipo de nuvem pode ser identificado à distância. Seu interior é composto por gotas de água na base e partículas de gelo no topo. Com aparência ameaçadora, essas nuvens podem causar tempestades intensas e outros fenômenos atmosféricos severos em um curto período de tempo, conforme explica o meteorologista IAG Júnior em artigo sobre o tema.
TODOS CONTRA A DENGUE