Hoje na matinal pedalada de domingo, com ruas desertas, as poucas pessoas vistas iam em direção a suas igrejas, ou seja, livre escolha de suas crenças, enquanto deslizava minha bicicleta nas avenidas centrais, voavam os pensamentos, posicionei-me de pé, feito um menino em brinquedo novo e naquela mansa corrida, plainava! Sentia no peito a brisa e no coração a sensação da liberdade, estava vivo, mais gente.
Liberdade é redenção, ser livre é voar sem destino é ter a certeza de que o mundo também é nosso. Alguns poucos não admitem nem dizem, mas para si, confessadamente sabem que o maior castigo ao homem é a falta dela, nada mais dignifica ao ser humano do que a liberdade de ser e viver.
Liberdade é como música e as demais artes, ambas, são valores universais. Deus nos deu de presente o livre arbítrio, saber usá-lo é compromisso de cada um, por vezes o próprio homem pelas suas deficiências e a mania de reproduzir o que vê por aí, se complica.
Enreda-se nesta revolução de ideias, inverte os valores e se auto institui um podador de liberdades, pois a essência maior de ser livre é não acorrentar, aprisionar, tolher e impedir este sentimento nos outros.
Que todos os que desconhecem os limites e violam de alguma forma a liberdade, e destes gestos insanos, resultem a dizimação de vidas humanas, ou que retardem a sonhada formação de uma sociedade colaborativa, justa e igualitária. Sem distinção de raças e classes, de todos para todos, sejam, severamente e exemplarmente punidos, que lhes restem apenas "liberdade" do arrependimento e regeneração da personalidade antissocial.
Há poucos dias aconteceu no Centro de Eventos da PUC em POA, mais um famoso Fórum da Liberdade, a Voz da Mudança, contou com mais de (5.700) participantes, (8) painéis e (20) palestrantes de expressão, entre eles os futuros presidenciáveis, este encontro é um Networking que proporciona a muitos a visão e debates dos problemas atuais, além, de sondarem e discutirem alternativas objetivas para o futuro.
Sem dúvida, é conhecido como o maior espaço de Liberdade da América Latina, pela diversidade, suas exposições e contextualizações. Todos com certeza buscam o empoderamento de suas teses e ideias, invariavelmente, pregam algumas mudanças. Certos ou errados fica a grande lição, é possível construir em qualquer situação até nas adversas. Liberdade é dar asas as paixões e sonhos que só existem porque alguém já falou ou sonhou.
Dizem que uma coisa é ser livre, outra e saber viver esta liberdade, que não rima com poder, ganância, posição e catalogar pessoas. Liberdade é um abraço nas relações interpessoais, é querer a felicidade de todos independente do lugar, região ou país.
Vivemos tempos duros, intempestivos, intolerantes, muitos homens emburrecem a alma e enfeiam tudo ao seu redor, que nos unimos em pensamento e orações, por todos que pela violência e covardia ficam sem a maior das liberdades, a da "Vida." Onde governantes resolvem por nada propagarem a guerra, numa nítida perda de limites e noções, que possamos ser livres no amor, na paz e na plenitude de viver. "Liberdade, liberdade abre as asas sobre nós."
Abraços