noticias897 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Geral

DENTRO DE UM ABRAÇO

Publicada em 09/05/18 às 09:55h

João Cesar Flores


Compartilhe
Compartilhar a noticia DENTRO DE UM ABRAÇO  Compartilhar a noticia DENTRO DE UM ABRAÇO  Compartilhar a noticia DENTRO DE UM ABRAÇO

Link da Notícia:





Lendo Mario Quintana, que foi amiguíssimo da escritora e poetisa, Bruna Lombardi, senão a mais, umas das mais lindas das mulheres, me chamou atenção este escrito "Abraçar é dizer com as mãos o que a boca não consegue, porque nem sempre existem palavras para dizer tudo." É do poeta gaúcho a definição de que abraço é coração, com coração cercado de braços, imagino eu, que Bruna sua musa, muito tenha ouvido sobre a essência de um abraço fraterno e verdadeiro.


Baseado nisso, senti a curiosidade de saber qual a origem deste carinho mundial, pois, um abraço, pode ser dado e recebido por qualquer pessoa. Ninguém sabe ao certo, mas parece que ele surgiu em estágios avançados da civilização, já que os povos primitivos não costumavam se abraçar pela desconfiança que havia na vida em grupo.


Em 22 de maio comemora-se o dia do abraço, isto sim, surgiu nas ruas de Sidney por iniciativa do australiano Juan Mamm, que em 2004 criou a campanha "Free Hugs Campaing" ou seja, "Abraço Grátis." Uma manifestação de carinho, amizade e afeto presente em todas as nossas culturas, um pouco menos nas japonesas, que preferem curvar-se.


Aprofundando mais sobre o abraço, listo aqui os benefícios desde gesto comum de intimidade, que pesquisados, comprovaram cientificamente que vão além da sensação de fazer-nos sentirmos querido, estes afagos, protegem nossa saúde quanto ao efeito do stress, diminuem os riscos de infecções, ajudam significativamente a quem tem dificuldades e problemas de compartilhar emoções, sem falar que abraço de mãe diminuem a ansiedade dos filhos, abraços, reduzem a pressão arterial e aliviam a dor.


Portanto, abraçar influencia positivamente nossa saúde, ativa diretamente as regiões frontais e temporais do nosso cérebro ligadas ao prazer, liberando dopamina e serotonina, causando-nos sempre boa sensação, além de estreitar as relações das pessoas e a empatia entre elas.


O abraço também gera o aumento da substância chamada oxitocina, que faz com que as pessoas queiram ser cada vez mais abraçadas, por tudo de bom que o gesto trás. Abraço em família deixa todos mais próximos e unidos, entre casais, às vezes, é mais importante do que um beijo, abraços reforçam os sentimentos de que não existem diferenças ou barreiras.


Enfim, frases como estas: quantas dores um abraço pode curar, às vezes um abraço é o suficiente, meu lugar favorito é dentro do seu abraço, o abraço devia ser o único aperto da vida, me abraça e me mostra que não estou só. E outros tantos escritos, conhecidos ou não, os aqui relatados, sintetizam a grandeza e importância dos abraços.


Por vezes ficamos reticentes, não tomamos a iniciativa, deixamos passar as oportunidades de expressarmos nosso respeito e admiração pelos outros e nos privamos de um abraço, que em certas ocasiões pode dizer muito ou simplesmente em outras não dizer nada, porque abraçar é humanizar, poetizar, curar, colocar pessoas na mesma energia, na mesma sintonia e positiva vibração.


Depois de tudo isto exposto, me resta apenas te pedir de coração que nunca deixe de abraçar teus pais, filhos, parentes, colegas, amigos, abraçar pessoas, gente, quantas você puder, por tudo de bom que produz, contém e envolve este afeto universal, eu me despeço e sinceramente quero vocês todos nesta semana acolhidos por alguém, felizes dentro de um grande e caloroso abraço.

Até a próxima e _ _ _ _ _ _.










Logomarca |Jornal Manchete Tupanciretã Digital
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp  (55) 9 9710 9594
Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, bacharel em jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.