A Incubadora e Aceleradora Tecnológica de Negócios Sociais da Universidade de Cruz Alta- Inatecsocial é um agente facilitador que atua para apoiar grupos de empreendimentos sociais com o objetivo de promover a geração de trabalho e renda, interessados em solidificar sua atividade e contribuir para a consolidação destes empreendimentos, buscando alcançar autonomia e independência dos mesmos.
Com a finalidade de promover a incubação e aceleração de negócios sociais, o ambiente da Incubadora busca a integração com os Acadêmicos, incentivando a extensão universitária e a pesquisa científica, a partir de ações sustentáveis.
O projeto Profissão Catador, que impulsionou a formalização da Inatecsocial Unicruz, recebeu patrocínios da Petrobras, CNPQ, Senaes, Rede de Parceira Social do Rio Grande do Sul e, atualmente, da Fundação Banco do Brasil, contrato assinado em maio de 2019. Com o intuito construir uma rede de comercialização de materiais recicláveis, fortalecendo a organização econômica e social dos catadores de materiais recicláveis dos municípios de Cruz Alta, Tupanciretã, Salto do Jacuí e Ibirubá, o Profissão Catador tem conquistado inúmeros avanços na implementação da coleta seletiva nas cidades de atuação, e, ainda, promovido o interesse de outros municípios e estados interessados em implantar essa tecnologia social para organização dos catadores.
Com o intuito de conquistar todos esses benefícios para a comunidade de Tupanciretã, a Coordenadora da Inatecsocial Enedina Teixeira entregou uma proposta para implementação da coleta seletiva no município, entregue em mãos ao Prefeito Carlos Augusto – Guga, no seu gabinete, no dia 29 de agosto deste ano, com a presença do secretário da SMMA Luiz Afonso Costa, grande apoiador da proposta, e da Sra. Rose da Cruz - presidente da ARTMD - Associação dos Catadores.
A viabilidade da execução do projeto passou por estudo. Dentre as ações previstas estão: coleta domiciliar; ações de conscientização socioambiental em escolas e empresas; contratação e capacitação de equipe de coletores.
Segundo a Coordenadora da Inatecsocial Enedina Teixeira “a aprovação resultará na geração de trabalho e renda para os catadores e na preservação ambiental, colocando o município em posição de destaque na região.”
Além disso, tendo em vista o convênio firmado entre a Fundação Universidade de Cruz Alta e a Fundação Branco do Brasil, o município também receberá caminhão e equipamentos para prestação dos serviços, caso assine o termo de fomento de ampliação da coleta seletiva.
Vale salientar que, devido à importância social, o projeto Profissão Catador já recebeu variadas premiações: Prêmio FINEP de Inovação 2012 - Tecnologia Social; Prêmio Desenvolvimento e Fortalecimento do município pela ASCAMAJA; Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social em 2013 e em 2015; Prêmio Pioneiras da Ecologia 2015 pela Assembleia Legislativa do RS; Prêmio Sinpro Educação RS 2017 Prêmio Reconhecimento Sustentabilidade do PGQP RS 2018; Reconhecimento de Sustentabilidade pela Câmara de Vereadores de Cruz Alta 2019.
Na manhã desta quinta-feira (21), o prefeito Carlos Augusto Brum de Souza e, o secretário de Meio Ambiente Luis Afonso Costa foram recebidos pela coordenadora do projeto, na Universidade de Cruz Alta, para retomarem às tratativas. Conforme Luis Afonso, "a coleta seletiva plena deve iniciar em janeiro de 2020, e, a conquista vai possibilitar o recolhimento diário de resíduos em toda área urbana. "