Na tarde desta quarta-feira, 11, em reunião que aconteceu em Brasília, com o ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas, ficou acordado que, as famílias que enfrentam processos de desocupação e reintegração por parte da empresa RUMO junto à Justiça Federal em todo Rio Grande do Sul podem aguardar um novo estudo que deve alterar o curso da ferrovia.
Conforme informações da Preposta da União das Associações de Moradores de Cruz Alta (UAMCA), Janaina Perotti, a reunião aconteceu através da solicitação do Senador Lasier Martins, onde foi apresentado às questões das ferrovias no Estado, suas condições de uso e também as que estão em inatividade.
" O ministro foi claro e preciso, onde afirmou: a ferrovia Norte Sul não sai, mas o RS tem a malha Sul e esta será modernizada. Os municípios que tem operação devem solicitar o contorno ou viadutos na fase de consultas e aqueles sem operação serão excluídos do contrato. O ministro garantiu que todas as notificações de moradores serão interrompidas, enquanto os termos de renovação dos contratos da malha Sul forem revisados. O ministério vai realizar estudo priorizando as moradias”, revelou Janaina.
Tupanciretã esteve representado pelo prefeito Carlos Augusto Brum de Souza, Progressistas.