noticias784 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Geral

Como controlar o colesterol

Para afinar a silhueta e controlar o colesterol ao mesmo tempo, consuma fontes de lipídeos poliinsaturados ( salmão, atum, truta, bacalhau, linguado, linhaça, óleo de girassol, milho, soja), fibras solúveis (farelo de aveia, cevada, feijão, lentilha, grão

Publicada em 19/05/20 às 16:19h

Fabíola Baratto


Compartilhe
Compartilhar a noticia Como controlar o colesterol   Compartilhar a noticia Como controlar o colesterol   Compartilhar a noticia Como controlar o colesterol

Link da Notícia:

Como controlar o colesterol
 (Foto: Divulgação )
                     
Podemos dizer que existem vários tipos de colesterol circulando no sangue. O total da soma de todos eles chama-se "Colesterol Total". O colesterol é uma espécie de "gordura do sangue" e, como gorduras não se misturam com líquidos, o colesterol é insolúvel no sangue. Por isso, o colesterol precisa da "carona" de certas proteínas para cumprir as suas funções. A associação entre proteínas e colesterol dá origem às chamadas lipoproteínas. Essas, sim, são aptas a viajar por todo o organismo via corrente sanguínea. As lipoproteínas - ou apenas colesterol - assumem algumas formas, sendo divididas em "bom colesterol" (HDL - high density, ou alta densidade) e "mau colesterol" (LDL - low density ou baixa densidade).

Pesquisas provaram que o bom colesterol (HDL) retira o colesterol das células e facilita a sua eliminação do organismo. Por isso, é benéfico. Já o mau colesterol (LDL) faz o inverso: ajuda o colesterol a entrar nas células, fazendo com que o excesso seja acumulado nas artérias sob a forma de placas de gordura. Justamente por isso, traz diversos malefícios.

Geralmente, o infarto do miocárdio e o derrame cerebral ocorrem devido ao colesterol elevado, hipertensão, triglicérides alto (gordura no sangue), diabetes, obesidade e hereditariedade. "As doenças do coração costumam ser geradas pela alimentação incorreta, falta de atividades físicas e descontinuidade do uso da medicação indicada. As mulheres tendem a ter um aumento maior de triglicérides e queda do bom colesterol (HDL), dando espaço ao mau colesterol (LDL). Elas possuem 15% a mais de gordura corporal do que os homens", afirma Jairo Lins Borges, cardiologista do Departamento de Cardiogeriatria do Instituto Dante Pazzanese, em São Paulo.

A elevação do colesterol e problemas no coração costumam atingir mulheres com mais de 55 anos. Já os homens são vítimas entre 45 e 73 anos de idade. Outra diferença é que as artérias femininas são mais finas, o que colabora para a gravidade de um possível acidente cardíaco.

Segundo a nutricionista Vanessa Pimentel, especializada em obesidade e fisiologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), a gordura pode ser encontrada em alimentos de origem animal ou vegetal. "Nas fontes de gordura animal, destacam-se carnes, pele de aves, leite e derivados integrais (iogurtes, coalhadas, creme de leite), queijos (quanto mais amarelo, mais gordura ele possui), gema do ovo e manteiga (feita a partir da gordura do leite). Já nas fontes vegetais, temos os óleos vegetais (azeite, óleo de canola, milho, girassol, soja), óleos genosos (castanha, amendoim, amêndoa, linhaça) e até mesmo algumas frutas (abacate, polpa do coco)", afirma. Porém as gorduras que possuem o colesterol ruim(LDL), são as gorduras animais e não as vegetais, pois estas últimas possuem colesterol bom (HDL).






Logo, quem quer perder peso e conservar a saúde, ou até mesmo reduzir o colesterol deve evitar o consumo de gordura animal. Isso porque ela possui colesterol e gordura saturada, que em excesso levam a doenças cardiovasculares, arteriosclerose, aumento do LDL e de triglicérides. Em contrapartida, as gorduras vegetais, com exceção do óleo de palma e de coco, são insaturadas e auxiliam na saúde do coração. Porém, mesmo sendo benéficas ao organismo, em excesso elas também engordam.

Para afinar a silhueta e controlar o colesterol ao mesmo tempo, consuma fontes de lipídeos poliinsaturados ( salmão, atum, truta, bacalhau, linguado, linhaça, óleo de girassol, milho, soja), fibras solúveis (farelo de aveia, cevada, feijão, lentilha, grão de bico, banana, maçã, frutas cítricas) e insolúveis (farinha de trigo integral, ervilhas, farelos e grãos integrais, repolho, soja e derivados) junto ou logo após as grandes refeições, e flavonoides (chá verde, cebola, cereja, morango, amora vermelha, jabuticaba, berinjela, uva).

Com estas opções, é possível preparar receitas deliciosas, emagrecer com consciência e evitar futuros problemas cardíacos. Quem se ama, se cuida!




Fabíola Baratto 


Nutricionista Fabíola Baratto, Pós-graduada em nutrição esportiva; cursando pós graduação em gestão de pequenas empresas; certificada em jejum Intermediário; Atuação do nutricionista nas academias; conduta do nutricionista no manejo de obesidade infantil; nutrição na concepção, gestação e lactação; nutrição funcional; suplementação e fitoterapia em estética; prática no atendimento nutricional em estética e nutrição clínica. 


Avenida Carlos Gomes de Abreu - 197, Centro de Tupanciretã - RS.











Logomarca |Jornal Manchete Tupanciretã Digital
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp  (55) 9 9710 9594
Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, bacharel em jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.