No Brasil, devido a fatores geológicos, o solo tende a um pH baixo, com grande concentração dos íons H+ e Al+3. Ainda que essa acidez seja natural, ela difere do ambiente ideal para as plantas cultivadas. Nessas condições, nutrientes de suma importância, como nitrogênio, fósforo e potássio, têm sua disponibilidade reduzida, podendo prejudicar o crescimento vegetal. Outros fatores (como a compactação do solo e a taxa de pluviosidade) interferem no desempenho do terreno, mas o pH é o principal deles.
Há, ainda, a questão da concentração do alumínio e do manganês que, em excesso, são tóxicos para plantação. Ao contrário dos nutrientes citados anteriormente, a disponibilidade de ambos aumenta quando o pH diminui. Sua presença inibe o crescimento do sistema radicular, tornando as plantas mais suscetíveis a tombamento e prejudicando a absorção de nutrientes e a produtividade da cultura.
Tupã Cereais, disponibiliza para, seu cliente duas formas de correção de solo, CALCÁRIO DOLOMÍTICO e o CALSIT.
-CALCÁRIO DOLOMÍTICO: O calcário para fins agrícola é utilizado para corrigir a acidez do solo. Ao mesmo tempo em que faz essa correção, o calcário também fornece cálcio e magnésio indispensáveis para a nutrição das plantas.
- CALSITE: tem como principal função e manutenção do PH, e construção do perfil do solo e garantem que a fertilidade construída seja mantida durante picos de alta extração de nutrientes pelas plantas.
Roberto Carlos Lima da Silva
Responsável Técnico
(55) 9 9689-9121