EDUCAÇÃO
Desde os primórdios da humanidade o homem se reinventa e busca alternativas para remediar situações desafiadoras e que comprometa a sua existência. Diversos eventos marcaram a história da humanidade, como por exemplo, o uso de pedras como ferramentas, a descoberta do fogo, a agricultura, entre tantos outros que hoje são imperceptíveis para a atual sociedade.
A busca constante pelo bem-estar subjetivo, bem como qualidade de vida, intensifica as desigualdades socioeconômicas, potencializando um debate acerca do que o homem precisa para viver bem? O que precisamos para sermos felizes? Será que somos felizes?
Ao final do ano de 2019, com a pandemia provocada pelo Novo Coronavírus, diversos estudos e pesquisas buscam soluções para frear o avanço do vírus e encontrar uma vacina que auxilie no processo de imunização da população global, permitindo o retorno normal de suas atividades laborais. Os estudos de pesquisadores renomados corroboram a necessidade do isolamento social, sendo uma medida básica para diminuir casos de contaminação pelo Coronavírus. É plausível relembrarmos que no passado, a humanidade enfrentou a temida Peste Negra, também conhecida como peste Bubônica que diminuiu drasticamente a população mundial, tanto que, dados científicos evidenciam que aproximadamente duzentos milhões de pessoas morreram naquele período.
Na contemporaneidade, a pandemia já matou aproximadamente novecentas mil pessoas em escala global, conforme dados científicos - o que já é histórico para a nossa geração. A atual pandemia trouxe consigo diversas provocações que devem ser destacadas, entretanto, vou elencar apenas duas: deve-se haver constantes investimentos em educação e em pesquisas científicas e ainda, a família continua sendo a nossa maior riqueza.
Quando acrescento a importância da educação e das pesquisas científicas destaco o professor neste contexto pandêmico, uma vez que ele precisa mediar o conhecimento científico, tanto aos seus alunos, quando à sociedade, visto que há uma diversidade de 'Fake News' que comprometem a segurança da população. É importante ressaltar que diversas universidades estão desenvolvendo estudos e pesquisas sobre o Coronavírus, pois é uma temática emergente no campo social e precisa de mais estudos, portanto, a união de pesquisadores está em ascensão o que contribui para o meio sociocultural.
Nesse cenário ambivalente da pandemia, pode-se destacar a importância da união familiar e o ato de cuidado para com o próximo. Na opinião deste pesquisador, não há nada mais enriquecedor do que ouvir de seus familiares e amigos que todos estão bem, visto que a empatia e o amor ao próximo ainda deve ser multiplicado durante e após a pandemia.