O Estado do Rio Grande do Sul deve enfrentar uma forte onda de calor entre quarta e quinta, quando as temperaturas podem chegar a 38°C de máxima, situação que vai influenciar diretamente no clima que deve trazer fortes tempestades, inclusive para região de Tupanciretã, conforme ilustrado no mapa acima.
Segundo a MetSul Meteorologia, a tempestade será mais severa que a do último fim de semana quando foram registradas rajadas de vento de 100 km/h e granizo que deixaram mais de cem mil pessoas sem energia no Estado. A reportagem destaca possibilidade de granizo com mais ênfase.
Trata-se de um corredor de ar quente a 1500 metros de altitude, seco e com fumaça de queimadas, acrescenta a nota, publicada na noite desta terça-feira, dia 29.
O tempo deve mudar entre o fim da tarde e à noite, podendo formar supercélulas de tempestade com instabilidades localizadas.
A MetSul alerta que tanto nesta quarta como na quinta-feira, as condições serão de alto risco de temporais isoladamente localizados e severos, alguns com potencial de estragos, justificando o ar quente, combustível para intensa instabilidade. A condição está mais intensa para o Sul gaúcho e Noroeste.
O que diz o Inmet ( Instituto Nacional de Meteorologia)
O Inmet também divulgou alerta para todo território gaúcho, a partir da madrugada de hoje.
Aviso de: Tempestade. Grau de severidade: Perigo
Evento: Tempestade
Início: 30/9/2020 0h0min
Fim: 30/9/2020 23h59min
Instituição: Instituto Nacional de Meteorologia
Riscos potenciais: INMET publica aviso iniciando em: 30/09/2020 00:00. Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.