Por volta das 18h20 da última quinta-feira (9), a UBVT foi acionada por agricultores da região de Lagoa Vermelha e da comunidade São Domingos para ajudar em combate a incêndio. As primeiras ações contra as chamas foram realizadas pelos colaboradores e proprietários da Granja Mugnol, que utilizaram sistema de combate com acero, usando trator e grade, além de tanque de combate com água.
Os Bombeiros Voluntários então apoiaram o combate do fogo na região de várzea e mata, cortando as chamas com soprador e abafador manual, evitando a projeção das chamas para outras lavouras. O sinistro foi controlado por volta das 22h, mas o morador da localidade, junto de colaboradores, seguiu realizando monitoramento para debelar focos esporádicos do incêndio.
O fogo foi provocado por queima de moita de taquara próxima a um riacho. As chamas acabaram se estendendo na direção de lavoura de soja, consumindo cerca de 104 hectares da oleaginosa. A UBVT alerta a população urbana e rural contra a prática de atear fogo em qualquer tipo de resíduo ou vegetação seca, pois apenas uma fagulha pode gerar um grande incêndio.