O dia 8 de setembro de 2022 ficará marcado na história. Nesta quinta (8), faleceu a monarca que teve o reinado mais longo da história do Reino Unido. A Rainha Elizabeth II, que comandava todos os territórios britânicos desde 1952, morreu aos 96 anos.
No início da tarde desta quinta (no Horário de Brasília), o Palácio de Buckingham, residência oficial do monarca britânico, confirmou a morte da rainha, que estava passando o verão no Castelo de Balmoral, na Escócia.
Símbolo da monarquia inglesa, Elizabeth ajudou a manter a confiança do povo do Reino Unido na corte. Porém, só foi coroada por reviravoltas do destino. Filha do duque e da duquesa de Iorque, seu pai foi açado rei devido ao fato de que seu tio, Eduardo VIII, abdicou do trono. Assim, Elizabeth passou a ser a herdeira da realeza britânica.
Depois da morte de seu pai, em 1952, Elizabeth é coroada Rainha do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte. Ela tinha 25 anos.
Nos últimos tempos, a saúde da monarca já vinha sendo sinal de preocupação. Em outubro de 2021, a rainha passou uma noite no hospital. A partir de então, cancelou diversos eventos públicos, inclusive em sua homenagem.
Elizabeth II deverá ser sucedida pelo príncipe Charles, seu filho mais velho.
TODOS CONTRA A DENGUE