Louise Ferreira Dreher é aluna do curso de gastronomia da Universidade de Santa Cruz (Unisc), atualmente realiza estágio na França, no Restaurante e Hotel Le Rive Gauche, em Joigny. A tupanciretanense, de 20 anos, chegou ao intercâmbio por intermédio de uma parceria da Universidade com a Escola de Francês La Provence. A decisão pela gastronomia surgiu em meio à pandemia Covid-19, ela estava no ensino médio e sonhava aliar profissão, viajar pelo mundo e o interesse pela cozinha, e, assim, optou pelo curso.
“Pensava em escolher uma profissão que pudesse viajar bastante, ter conexão com outros países. E surgiu a gastronomia! Sempre gostei muito de cozinhar, sempre tive muita afeição pela cozinha. A minha mãe sempre brincava: se tu começas a mexer com farinha, tudo dá certo”.
Ela desembarcou em março e deve encerrar o período de estudos em solo francês ainda este ano, em outubro. Distante mais de 10 mil quilômetros de sua terra natal, a história ganhou repercussão na mídia santa-cruzense, e o JMD conversou com a tupanciretanense para saber maiores detalhes sobre a oportunidade na vida acadêmica. A ideia de seguir pelo universo das receitas, aromas e sabores chegou a ser dúvida nos planos da jovem, mas foi na gastronomia que ela carimbou o passaporte para alçar seus objetivos.
“Por um momento, eu reduzi a ideia. Pensei que teria de trabalhar dentro de uma cozinha, ou ter meu próprio restaurante. Mas eu comecei a ver que a gastronomia é um leque de oportunidades. Tanto para viajar, quanto para trabalhar em diversas áreas. Foi aí que eu percebi que poderia ir atrás do meu sonho e encaixar em áreas que eu não imaginava”, disse.
O apoio dos pais foi fundamental para a escolha. Ela fez questão de ressaltar o incentivo da família. Louise disse, ainda, que pretende seguir conhecendo outros lugares e dedicando-se à profissão.
TODOS CONTRA A DENGUE