O Vaticano confirmou, na manhã desta segunda-feira (21), a morte do Papa Francisco, aos 88 anos. O pontífice faleceu no Palácio Apostólico, residência oficial no Vaticano, após complicações de saúde. Ele vinha enfrentando problemas respiratórios e havia sido hospitalizado diversas vezes nos últimos meses.
Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, foi o 266º papa da Igreja Católica e o primeiro sul-americano a ocupar o trono de São Pedro. Argentino de nascimento e jesuíta, foi eleito em março de 2013, após a renúncia de Bento XVI, e desde então conduziu um papado marcado por simplicidade, reformas internas e forte defesa dos pobres, do meio ambiente e da paz mundial.
O Papa Francisco também será lembrado por seu esforço de aproximação com outras religiões, além do foco na misericórdia e na inclusão dentro da Igreja. Durante seu papado, ganhou reconhecimento global por seu estilo direto e sua proximidade com os fiéis.
O Vaticano iniciará agora o processo para a realização do Conclave, onde será escolhido o novo líder da Igreja Católica.
TODOS CONTRA A DENGUE